<div dir="auto">Olá Henri<div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Obrigado por compartilhar. Sem dúvida um grands avanço.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Porém a primeira coisa que me vem em mente é a necessidade do ISP está com PLAT bem implementado e não apenas isso mas também sinalizar Option 108 e PREF 64 na CPE para os clientes na LAN.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Se por um lado dispensana necessidsde de cliente CLAT na CPE ainda é necessária essa sinalização ali, o que é mais fácil.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Porém entendo que quando esse tráfego - que é transportado dentro de pacotes IPv6 dentro do backbone do ISP - ainda possa sair em IPv4 para o mundo externo mesmo onde o destino possuam suporte à IPv6.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Nesse sentido una solução na linha do que eu comentei durante onpainel no último FTL ainda sim me parece interessante e que sjea capaz de pegar tráfego que seria originalmente IPv4-only (principalmente de dispositivos legados), fazer um NAT46 e fazet fluir em IPv6 na internet que tem relação con aquela draf que o Jordi e Alejandro estão trabalhando juntos.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">No final CLAT na CPE ou no host são traduções da mesma maneira e com ganhos ligeiramente diferentes.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Fetnando Frediani</div></div><br><div class="gmail_quote gmail_quote_container"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Wed, 10 Jun 2026, 12:44 Henri Alves de Godoy, <<a href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br">henri.godoy@fca.unicamp.br</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0 0 0 .8ex;border-left:1px #ccc solid;padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Oi Douglas,</div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <<a href="mailto:fischerdouglas@gmail.com" target="_blank" rel="noreferrer">fischerdouglas@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética estagnação no progresso da adoção de IPv6.<br><br>"Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."<br>"Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".<br>Lembram disso?<br>Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.<br><br>Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais uns 4 anos.</div></blockquote><div><br></div><div>Sim, vai contribuir bastante para que possamos diminuir o uso de IPv4 na rede e baixar muito o uso. Estou apostando nisso, longe de qualquer maldade que às vezes brincamos, mas porque realmente queremos uma Internet que ofereça ao usuário final, alunos, condições de desenvolvimento de pesquisas, com a melhor experiência e desempenho possível.</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.<br><br>"Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"</div><div>Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.<br>E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?<br>E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Para complementar Douglas, o CLAT automático só é habilitado quando a rede é sinalizada que tem condições para seguir com IPv6 somente. Portanto, além do PLAT, temos que sinalizar a Option 108 e PREF 64 via radvd.  Esses são os 3 componentes essenciais.</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br>"Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto assim?"<br>Naaaaa! Não acho não!<br>Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.<br>E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais dispositivos que já estão com o CLAT pronto.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Eu acredito que desde que os ISPs avancem no sentido de oferecer a sua rede com condições de ativação do CLAT, como citei acima, podemos ter sim um grande aumento de tráfego em IPv6, para subir ainda mais que 50% na adoção.</div><div><br></div><div>Android, MacOS e iOS, já estão preparados com CLAT há alguns anos. </div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br>Aquele elétron que faltava para a massa crítica.<br>Agora meu amigo <a class="gmail_plusreply" id="m_8298458292201255013m_5875824086983886243plusReplyChip-0" href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br" target="_blank" rel="noreferrer">@Henri Alves de Godoy</a> é a hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha dupla.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Sim, a pilha dupla que foi o incentivo de transição de entrada, vamos dizer assim, temos que evoluir.  Operar uma rede com 2 versões não é o ideal.  Posso citar alguns problemas que estamos tendo em correlacionar os diferentes tráfegos com relação a auditoria, logs e incidentes.  Além do que, dá a impressão que o trabalho de transição terminou, o que não é verdade.</div><div><br></div><div>Vamos focar nisso também Douglas, e hoje temos condições para finalizar a transição em breve.  Sim, eu sou bem otimista. :-))</div><div> </div><div>Abraços</div><div>Henri.</div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <<a href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br" target="_blank" rel="noreferrer">henri.godoy@fca.unicamp.br</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Bom dia a todos ,</div><div><p>Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais importantes dos últimos anos.</p><p><a href="https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046" target="_blank" rel="noreferrer">https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046</a></p><p>A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que significa isso ?  Ahhh muita coisa.</p><p>Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de conectividade IPv4.  Aleluia e Amém !</p><p>A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais solicitado pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração para IPv6. </p><p>Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas, acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.</p><p>Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6 bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6 como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que imagina.</p><p>Abraços !</p></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><img width="420" height="127" src="https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4y46kkRvCpAMdinHijHNmlXWyL4L3BEzwJmxsbtJANj-VtOAqdNz0cIvzYqkHx9ILVpq1N04LB7TzsT"><br></div></div></div>
_______________________________________________<br>
LACNOG mailing list<br>
<a href="mailto:LACNOG@lacnic.net" target="_blank" rel="noreferrer">LACNOG@lacnic.net</a><br>
<a href="https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog</a><br>
Cancelar suscripcion: <a href="https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog</a><br>
</blockquote></div><div><br clear="all"></div><div><br></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr">Douglas Fernando Fischer<br>Engº de Controle e Automação<br><div style="padding:0px;margin-left:0px;margin-top:0px;overflow:hidden;color:black;text-align:left;line-height:130%;font-family:"courier new",monospace"></div></div></div>
</blockquote></div><div><br clear="all"></div><div><br></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><img width="420" height="127" src="https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4y46kkRvCpAMdinHijHNmlXWyL4L3BEzwJmxsbtJANj-VtOAqdNz0cIvzYqkHx9ILVpq1N04LB7TzsT"><br></div></div></div>
_______________________________________________<br>
LACNOG mailing list<br>
<a href="mailto:LACNOG@lacnic.net" target="_blank" rel="noreferrer">LACNOG@lacnic.net</a><br>
<a href="https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog</a><br>
Cancelar suscripcion: <a href="https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog</a><br>
</blockquote></div>