<div dir="ltr"><div dir="ltr">Ola Frediani, tudo bem ?</div><br><div class="gmail_quote gmail_quote_container"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 10 de jun. de 2026 às 14:49, Fernando Frediani <<a href="mailto:fhfrediani@gmail.com">fhfrediani@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto">Olá Henri<div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Obrigado por compartilhar. Sem dúvida um grands avanço.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Porém a primeira coisa que me vem em mente é a necessidade do ISP está com PLAT bem implementado e não apenas isso mas também sinalizar Option 108 e PREF 64 na CPE para os clientes na LAN.</div></div></blockquote><div><br></div><div>Sim, um PLAT bem implementado é importante, seja ele no hardware ou em algum lugar como serviço. </div><div><br></div><div>A operadora Vivo é a que eu conheço que está com IPv6-Mostly na rede móvel.  Na rede fixa, não conheço nenhum ISP que tenha sido implantado.  Seria até interessante ver se algum ISP se interessa em fazer esse cenário na rede fixa, para termos um feedback sobre as sinalizações na LAN do usuário residencial e o tráfego.  </div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto"><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Se por um lado dispensana necessidsde de cliente CLAT na CPE ainda é necessária essa sinalização ali, o que é mais fácil.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Porém entendo que quando esse tráfego - que é transportado dentro de pacotes IPv6 dentro do backbone do ISP - ainda possa sair em IPv4 para o mundo externo mesmo onde o destino possuam suporte à IPv6.</div><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Nesse sentido una solução na linha do que eu comentei durante onpainel no último FTL ainda sim me parece interessante e que sjea capaz de pegar tráfego que seria originalmente IPv4-only (principalmente de dispositivos legados), fazer um NAT46 e fazet fluir em IPv6 na internet que tem relação con aquela draf que o Jordi e Alejandro estão trabalhando juntos.</div></div></blockquote><div><br></div><div>Foi enviado novamente o draft para comentários. </div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto"><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">No final CLAT na CPE ou no host são traduções da mesma maneira e com ganhos ligeiramente diferentes.</div></div></blockquote><div><br></div><div>Também seria um caso de estudo e comparativo bem interessante mesmo tentar medir os ganhos nesses tipos de cenários. </div><div><br></div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="auto"><div dir="auto"><br></div><div dir="auto">Fetnando Frediani</div></div></blockquote><div><br></div><div>Abraços !<br>Henri</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">On Wed, 10 Jun 2026, 12:44 Henri Alves de Godoy, <<a href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br" target="_blank">henri.godoy@fca.unicamp.br</a>> wrote:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Oi Douglas,</div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <<a href="mailto:fischerdouglas@gmail.com" rel="noreferrer" target="_blank">fischerdouglas@gmail.com</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr">Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética estagnação no progresso da adoção de IPv6.<br><br>"Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."<br>"Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".<br>Lembram disso?<br>Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.<br><br>Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais uns 4 anos.</div></blockquote><div><br></div><div>Sim, vai contribuir bastante para que possamos diminuir o uso de IPv4 na rede e baixar muito o uso. Estou apostando nisso, longe de qualquer maldade que às vezes brincamos, mas porque realmente queremos uma Internet que ofereça ao usuário final, alunos, condições de desenvolvimento de pesquisas, com a melhor experiência e desempenho possível.</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.<br><br>"Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"</div><div>Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.<br>E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?<br>E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Para complementar Douglas, o CLAT automático só é habilitado quando a rede é sinalizada que tem condições para seguir com IPv6 somente. Portanto, além do PLAT, temos que sinalizar a Option 108 e PREF 64 via radvd.  Esses são os 3 componentes essenciais.</div><div> </div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br>"Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto assim?"<br>Naaaaa! Não acho não!<br>Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.<br>E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais dispositivos que já estão com o CLAT pronto.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Eu acredito que desde que os ISPs avancem no sentido de oferecer a sua rede com condições de ativação do CLAT, como citei acima, podemos ter sim um grande aumento de tráfego em IPv6, para subir ainda mais que 50% na adoção.</div><div><br></div><div>Android, MacOS e iOS, já estão preparados com CLAT há alguns anos. </div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br>Aquele elétron que faltava para a massa crítica.<br>Agora meu amigo <a class="gmail_plusreply" id="m_-7353762693839985250m_8298458292201255013m_5875824086983886243plusReplyChip-0" href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br" rel="noreferrer" target="_blank">@Henri Alves de Godoy</a> é a hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha dupla.<br></div></div></blockquote><div><br></div><div>Sim, a pilha dupla que foi o incentivo de transição de entrada, vamos dizer assim, temos que evoluir.  Operar uma rede com 2 versões não é o ideal.  Posso citar alguns problemas que estamos tendo em correlacionar os diferentes tráfegos com relação a auditoria, logs e incidentes.  Além do que, dá a impressão que o trabalho de transição terminou, o que não é verdade.</div><div><br></div><div>Vamos focar nisso também Douglas, e hoje temos condições para finalizar a transição em breve.  Sim, eu sou bem otimista. :-))</div><div> </div><div>Abraços</div><div>Henri.</div><div><br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div><br><br></div></div><br><div class="gmail_quote"><div dir="ltr" class="gmail_attr">Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <<a href="mailto:henri.godoy@fca.unicamp.br" rel="noreferrer" target="_blank">henri.godoy@fca.unicamp.br</a>> escreveu:<br></div><blockquote class="gmail_quote" style="margin:0px 0px 0px 0.8ex;border-left:1px solid rgb(204,204,204);padding-left:1ex"><div dir="ltr"><div>Bom dia a todos ,</div><div><p>Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais importantes dos últimos anos.</p><p><a href="https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046" rel="noreferrer" target="_blank">https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046</a></p><p>A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que significa isso ?  Ahhh muita coisa.</p><p>Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de conectividade IPv4.  Aleluia e Amém !</p><p>A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais solicitado pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração para IPv6. </p><p>Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas, acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.</p><p>Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6 bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6 como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que imagina.</p><p>Abraços !</p></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><img width="420" height="127" src="https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4y46kkRvCpAMdinHijHNmlXWyL4L3BEzwJmxsbtJANj-VtOAqdNz0cIvzYqkHx9ILVpq1N04LB7TzsT"><br></div></div></div>
_______________________________________________<br>
LACNOG mailing list<br>
<a href="mailto:LACNOG@lacnic.net" rel="noreferrer" target="_blank">LACNOG@lacnic.net</a><br>
<a href="https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog</a><br>
Cancelar suscripcion: <a href="https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog</a><br>
</blockquote></div><div><br clear="all"></div><div><br></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr">Douglas Fernando Fischer<br>Engº de Controle e Automação<br><div style="padding:0px;margin-left:0px;margin-top:0px;overflow:hidden;color:black;text-align:left;line-height:130%;font-family:"courier new",monospace"></div></div></div>
</blockquote></div><div><br clear="all"></div><div><br></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><img width="420" height="127" src="https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4y46kkRvCpAMdinHijHNmlXWyL4L3BEzwJmxsbtJANj-VtOAqdNz0cIvzYqkHx9ILVpq1N04LB7TzsT"><br></div></div></div>
_______________________________________________<br>
LACNOG mailing list<br>
<a href="mailto:LACNOG@lacnic.net" rel="noreferrer" target="_blank">LACNOG@lacnic.net</a><br>
<a href="https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog</a><br>
Cancelar suscripcion: <a href="https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog" rel="noreferrer noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog</a><br>
</blockquote></div>
_______________________________________________<br>
LACNOG mailing list<br>
<a href="mailto:LACNOG@lacnic.net" target="_blank">LACNOG@lacnic.net</a><br>
<a href="https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog" rel="noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog</a><br>
Cancelar suscripcion: <a href="https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog" rel="noreferrer" target="_blank">https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog</a><br>
</blockquote></div><div><br clear="all"></div><div><br></div><span class="gmail_signature_prefix">-- </span><br><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><img width="420" height="127" src="https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4y46kkRvCpAMdinHijHNmlXWyL4L3BEzwJmxsbtJANj-VtOAqdNz0cIvzYqkHx9ILVpq1N04LB7TzsT"><br></div></div></div>