[LAC-TF] Resumo LAC IPv6 TF ----- 01/10/2009 - 31/10/2009

Mariela Rocha marielac.rocha at gmail.com
Wed Nov 4 17:21:53 BRST 2009

Resumo dos correios enviados para LAC IPv6 TF ----- 01/10/2009 - 31/10/2009

Assunto: Blocos /48

(Mensagens originais e completos disponíveis em:
_http://mail.lacnic.net/pipermail/lactf/2009-September/002532.html_)

Ricardo Patara (LACNIC) responde à consulta de Fabián Mejía citando a
experiência do LACNIC nesse assunto, e conta que, quando essa
organização começou com o roteamento de prefixos /48, foi necessário
trabalhar com os diferentes provedores verificando que os filtros
permitissem tais anúncios. Para evitar problemas, ele sugere que deve
ser constatado que os ISPs mantêm os filtros atualizados.

Jordi Palet (ES) opina acerca do expressado por Ricardo: dado que o
LACNIC não pode garantir o encaminhamento, além de não ser a sua missão,
o razoável seria informar do caso e dar a opção a quem fizer a petição
para que escolha um /32. Manifesta: “ eu poderia compreender que uma
pequena empresa que solicite um IPv6 PI tenha suficiente com um /48
(...) mas uma universidade precisa mais de um /48, e o lógico é /32, de
fato é o que se tem usado antes”. E continua: “muitos operadores, não
querem aceitar o bloco IPv6 PI do LACNIC senão que usam filtros mais
estritos, e hoje isso não é possível, se cada vez que for designado um
novo /48 tiverem que ser modificados os filtros do mundo todo”.

Raul Echeberría (LACNIC) responde a Jordi reafirmando o expressado por
Ricardo Patara (LACNIC) e expressa: “No LACNIC usamos um /48 para nós
mesmos e um /48 em nossa rede dentro do datacenter do NIC Brasil, onde
temos os nossos equipamentos. Não temos problemas de roteamento de
nossos endereços”. “A política admite designar entre um /48 e um /32. É
claro que isso se combina com o critério de conservação dos recursos”.
“As políticas podem ser modificadas sim, mas isso é uma discussão para a
lista de políticas”. E perante esse panorama acrescenta: “Acredito que
temos de ser prudentes no sentido de não dar uma sensação negativa sobre
as políticas e sobre o funcionamento do IPv6”.

Jordi Palet (ES) responde a Fabián Mejía (EC) expressando que segundo
ele: "é um erro muito grave o de encaminhar prefixos mais longos de /32,
já que esse (/32) é o prefixo mais longo que todos os operadores
encaminham por defeito”.
Comenta acerca do RFC3177: "Esse documento, tem se intentado modificar
no IETF em várias oportunidades e nunca teve consenso. Isto é, existe um
consenso em que o documento é válido assim como está agora, pelo menos
para mais de um milhar de engenheiros que trabalham no IETF. Acredito
que isso diz muito”. “A idéia por trás de tudo isso é, em definitiva,
EVITAR que seja necessário usar NAT com IPv6 para ter um único endereço
IPv6 ou um conjunto deles, e depois endereços privados, etc.”.
E continua: “O estudo realizado por Tony Hain revela que, se
continuarmos o RFC3177 e designarmos /48 a cada sítio final (usuário
residencial, escritórios de bancos ou empresas, divisão de uma
universidade ou laboratório, etc.), vamos ter IPv6 para os próximos 480
anos. Se bem me lembro, a política de designações para infra-estruturas
críticas indica que sejam designados entre um /48 e um /32. Resulta
lógico que um NAP reciba um /48, dado que 1) não requer mais, 2) não se
publica. No entanto, eu acredito que o freqüente é que seja designado um
/32 para o resto dos casos”. “Como autor da política de IPv6 PI, a idéia
foi a mesma, partindo do que foi decidido para as infra-estruturas
críticas, (...), dar flexibilidade ao hostmaster, assim se houver casos
no futuro ou for modificada a política de enrotamento global, essa
longitude máxima não seja /32”. Jordi também salienta: “Não sei se os
hostmasters estão designando por defeito um /48 a quem solicitar IPv6
PI, antigamente não era assim: era designado /32 sem mais justificação.
Quem sabe é necessário esclarecer isso”. “Para mim seria suficiente
justificar um /32 com uma afirmação como “alguns operadores filtram /32,
não vou usar todos os /48 mas não posso dar-me ao luxo de ser filtrado”.
Já no final manifesta: “Minha recomendação é que também sejam filtrados
os prefixos mais longos que /32, da mesma forma como o continuam fazendo
alguns operadores. De outro modo, vamos perder a agregação que temos
desenhado para IPv6 como um dos objetivos”.

Fabián Mejía (EC) disse, dirigindo-se a Jordi e à lista: “o real é que o
formato de solicitação do LACNIC para IPv6 – usuários finais – diz: “Por
defeito o LACNIC vai designar /48 (...). O certo é que os usuários
finais não estão em uma posição de poder exigir modificações de filtros
a grandes ISPs, pelo qual eu acredito que deveria ser designada uma
categoria que evite problemas, inclusive a implementação de IPv6 pode
frear-se se a experiência for tormentosa desde o começo”. E acrescenta:
“é muito importante outros feedbacks, estão me surgindo aqui algumas
perguntas concretas: quais ISPs filtram prefixos maiores a /32?, esses
ISPs têm looking glasses para poder comprovar o bloqueio?”

Assunto: FAQ: Seção 4

(Mensagens originais e completos disponíveis em:
_http://mail.lacnic.net/pipermail/lactf/2009-October/002546.html_)

Com o objetivo de continuar com a elaboração das perguntas para essa
seção da FAQ, Mariela Rocha (AR) resume o discutido até o momento em
duas perguntas que propõe para fazer parte da seção.

Assunto: FAQ: Grupo4 - Pergunta "a"

(Mensagens originais e completos disponíveis em:
_http://mail.lacnic.net/pipermail/lactf/2009-October/002547.html_)

Depois de não ter recebido oposição à redação das perguntas da seção 4,
Mariela Rocha (AR) propõe responder a primeira delas: Que exemplos de
ações podem ser mencionados que tenham sido promovidas/ realizadas/
apoiadas/ financiadas por organizações não governamentais e que tenham
tido um impacto regional positivo no desdobramento de IPv6?

Outros aportes:

Jorge Villa (CU): 3Tera Adds IPv6 Support To AppLogic Cloud Computing
Platform

_http://www.datastorageconnection.com/article.mvc/3Tera-Adds-IPv6-Support-To-AppLogic-Cloud-0001?atc~c=771+s=773+r=001+l=a&VNETCOOKIE=NO
<http://www.datastorageconnection.com/article.mvc/3Tera-Adds-IPv6-Support-To-AppLogic-Cloud-0001?atc%7Ec=771+s=773+r=001+l=a&VNETCOOKIE=NO>_