[Napla] Temas a tratar en la lista

Alejandro Esquivel Rodriguez aesquivel at its.co.cr
Wed Mar 22 20:15:28 BRT 2006

Gracias!!!!!!

 Alejandro Esquivel Rodriguez
 Supervisor N2 - Proyecto RACSA
 Consorcio Siemens - ITS

-----Mensaje original-----
De: napla-bounces at lacnic.net [mailto:napla-bounces at lacnic.net] En nombre de
Mílton Kaoru Kashiwakura
Enviado el: Miércoles, 22 de Marzo de 2006 04:37 p.m.
Para: napla at lacnic.net
Asunto: Re: [Napla] Temas a tratar en la lista

Prezado Alejandro,

Durante o evento NAPLA,em Perú, apresentei o projeto PTTMetro ("Ponto de
Troca de Tráfego Metropolitano"), um projeto que tem por objetivo
instalar IX em 12 cidades no Brasil. Fiz uma atualização na
apresentação, e esta segue anexa.

Estão atendidas as seguintes cidades: São Paulo, Brasília, Curitiba,
Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A cidade de Florianópolis
será instalada até o final do mês.

Resumo das principais características:
=> utiliza switches nível 2 com arquitetura distribuida. Cada cidade
pode ter vários switches interconectados por fibras apagadas, desta
forma mantemos uma única matriz de tráfego por região.
=> todos os switches numa cidade são gerenciados por uma única
instituição neutra.
=> Os switches, IP Phones, servidores para looking glass, route server e
gerencia são custeados pelo CGI.br ("Comite Gestor da Internet no
Brasil" / "Brazilian Internet Steering Committee")
=> As fibras apagadas ligando os switches são custeadas pelos
proprietários dos PIXs (IX remoto).
=> Os ISPs participantes não pagam por banda e nem por interface dos
switches. Os ISPs pagam aos PIXs custo de administração, cross-connect e
colocation, se houver.
=> Switches são da Foundry ou Extreme. Não excluímos nenhum fornecedor.
=> Utilizamos IP Phones, projeto iNOC-DBA da PCH, para comunicação entre
participantes
=> Os PIXs que atendem a instituições de ensino, pesquisa e governo não
estão cobrando.

Me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Abraços,

Milton Kaoru Kashiwakura