[Seguridad] Nuevo código de conducta anti-spam en Australia

Cristine Hoepers cristine en cert.br
Mie Mar 29 18:03:47 BRT 2006

Ola',

Aqui no Brasil temos discussoes e preocupacoes similares, pois pior
do que nao possuir lei sobre a questao do spam, seria possuir uma
lei que apenas piore a situacao.

O Comite Gestor da Internet criou no ultimo ano uma Comissao de
Trabalho Anti-spam (CT-Spam), que dentre suas atribuicoes tem o
papel de articular acoes nacionais e inteirar-se das acoes
internacionais sobre o assunto.

Como material preparatorio nos do CERT.br fizemos um documento
com uma analise de algumas legislacoes internacionais sobre o
assunto, incluindo a legislacao Australiana.

Essa nao foi uma analise juridica, mas sim do ponto de vista
tecnologico, de observar como cada lei poderia ser burlada, ou ate'
teria potencial para legitimar o spam.

Analisamos as seguintes leis internacionais:

   Estados Unidos: CAN-SPAM Act of 2003
   http://www.spamlaws.com/federal/108s877.shtml

   Austrália: SPAM ACT 2003
   http://scaleplus.law.gov.au/html/pasteact/3/3628/top.htm

   União Européia: European Union Directive 2002/58/EC on Privacy and
   Electronic communications
   http://europa.eu.int/eur-lex/pri/en/oj/dat/2002/l 201/l 20120020731en00370047.pdf

   Coréia do Sul: Article 50 of the "Act on Promotion of Information
   and Communication and Communications Network Utilization and
   Information Protection" of 2001
   http://www.bakercyberlawcentre.org/2003/Privacy Conf/papers/Day2/Chung spam.doc

A analise e' publica e esta' disponivel na seguinte URL:

http://www.cgi.br/eventos/ctspam/ct-spam-analise-legislacao.pdf

Na pagina 6 ha' um quadro comparativo entre estas legislacoes, com enfase
em pontos positivos e negativos de cada uma.

Outros documentos anti-spam do Comite Gestor, e mais informacoes sobre
o trabalho da comissao, tambem sao publicas e podem ser vistas em:

    http://www.antispam.br/
    http://www.cgi.br/sobre-cg/antispam.htm

Abracos,

Cristine