[lacnog] ASN 32 bits [PT]

Ricardo Patara patara en lacnic.net
Mie Oct 1 11:26:27 BRT 2008


ASN 32 bits

Introdução:

Desde 1º de janeiro de 2008 o LACNIC, tal qual os demais RIRs, está designando ao seus membros Números de Sistemas Autônomos (ASN) de 32 bits.

Anteriormente, os ASNs designados eram de 16 bits permitindo uma quantidade máxima de aproximadamente 65 mil ASNs.

Antecipando um possível esgotamento do espaço de ASNs de 16 bits, se iniciaram em 2001 os primeiros estudos e propostas para expandir o formato do ASN para 32 bits.

Esse trabalho foi concluído em 2007 com a publicação de um documento da IETF (Internet Engineering Task Force), denominado RFC 4893. Esse documento indica o novo formato de ASN, sua utilização em protocolos de roteamento como o BGP e também sua interação com outros sistemas e protocolos que ainda não tenham sido atualizados para suportar esse novo formato.

Desde então, a IANA designou a cada RIR um bloco de ASN de 32 bits para sua subseqüente designação dentro de cada região.


Política:

Já no ano de 2006 se estava discutindo dentro dos RIRs propostas de políticas para designação de ASNs de 32 bits. As quais mantinham os critérios enquanto a necessidade de que a organização seja “multihomed” o que tenha uma política única de roteamento para assim justificar a designação.
Essa política para designação de ASN inclui também critérios para a transição entre a designação de ASN de 16 bits para os de 32 bits.

A política regional adotada pelo LACNIC (que é semelhante a das demais regiões), estabelece que as solicitações de ASN realizadas a partir de 1 de janeiro de 2007 devem indicar expressamente o desejo por um ASN de 32 bits. Em caso contrário, a designação por padrão será de um ASN de 16 bits.

De acordo com essa mesma política, esse critério deve ser modificado a partir de 1º de janeiro de 2009. A partir dessa data as solicitações realizadas considerarão a designação de ASN de 32  bits como padrão, enquanto que ASNs de 16 somente serão designados quando explicitamente solicitados.


Situação Atual:

É importante destacar que por mais que ainda existam ASNs de 16 bits disponíveis para designação, a partir de janeiro de 2009 eles serão designados somente a quem os solicite explicitamente.

Especialmente quando se é de conhecimento que existem sistemas e equipamentos que não suportam ainda ASNs de 32 bits, o que pode afetar as organizações que estejam optando por uma política de roteamento redundante, para o que necessitarão de um de ASN e, em alguns casos, de novos equipamentos de roteamento.

Portanto, se bem que não se trata de um problema urgente, pois as projeções atuais indicam que ainda há ASN de 16 bits para 2 ou 3 anos mais, é um assunto ao qual se deve prestar especial atenção.

Diante dessa situação, cremos importante recomendar que em planificações e projetos de novas redes se considere a possível necessidade de se utilizar ASNs de 32 bits, o que pode repercutir em decisões de compras de novos equipamentos ou sistemas de redes.

Se recomenda também aos administradores de redes já em operação que verifiquem junto aos provedores de seus equipamentos e sistemas quanto ao suporte a ASNs de 32 bits em futuras versões de seus produtos.

Se bem que os mecanismos de transição são simples e permites que sistemas más antigos funcionem com esses novos ASNs sem necessidade de atualização, é importante o suporte a essa nova versão de ASN para contar com todas as ferramentas a que os administradores já estão habituados até o momento.

Finalmente, existem também na comunidade global um debate importante sobre o tipo de representação para os ASNs de 32 bits. Até o momento a representação escolhida consistem na denominada “as-dot2”, onde os 32 bits se representa da seguinte forma: <valor de 16 bits mais significativo em formato decimal>.<valor de 16 bits menos significativo em formato decimal>. A utilização dessa representação tem sido questionada pois dificulta o trabalho com expressões regulares já existentes em diferentes ferramentas, promovendo a modificação da representação para “as-plain”, onde se toma simplesmente o valor decimal. do ASN (dentro do espaço 0 – 4294967295).
Como forma de contribuir ao debate que está ocorrendo nesses momentos, em LACNIC cremos importante receber comentários da comunidade de nossa região com respeito a esse assunto.



Más información sobre la lista de distribución LACNOG