[lacnog] Motivadores para no desagregar en IPv6

Antonio M. Moreiras moreiras en nic.br
Vie Dic 12 17:34:39 BRST 2014

É interessante notar que alguns fabricantes especificam para o mesmo
equipamento a mesma capacidade de prefixos IPv6 e IPv4. Isso é muito
estranho, seguindo o racioncínio do Roque (o IPv6 ocupa naturalmente
mais espaço).

Imagino que ou eles não sabem do que estão falando (estão 'chutando' um
valor para IPv6 que não é real), ou fizeram um projeto que organizou a
memória segundo o tamanho do IPv6 e usa a mesma organização para
armazenar prefixos IPv4 ('desperdiçando' espaço).

O Christian só falou em capacidade de prefixos. Me parece possível que a
quantidade de memória (por prefixo v6 e v4) dependa de como o roteador é
projetado/implementado e pode variar entre diferentes vendors.

Eu concordo com o raciocínio do Christian em relação ao IPv6. No caso do
IPv4 não entendo como desagregar ainda mais poderia ajudar a melhor
aproveitá-lo na situação de esgotamento. Suponho que a tabela se
estabilize. Pode explicar melhor o raciocínio?

Moreiras.