[LAC-TF] Fwd: BCP 157, RFC 6177 on IPv6 Address Assignment to End Sites

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Wed Mar 30 05:49:02 BRT 2011

Penso que implicitamente o documento dá a idéia de que devemos ser
conservadores.

Tenho ouvido de alguns, se não muitos, provedores brasileiros, que estes
pretendem entregar /64 para usuários domésticos.

Não concordo com isso e tento convencê-los do contrário. Não tenho
argumentos para defender fortemente o /48 para usuários domésticos e
SOHO. Defendo-o como um mínimo para usuários corporativos. Um /64,
contudo, para usuários domésticos, me parece absurdamente pouco.

Incorremos num erro grave com o IPv4, de entregar endereços demais no
início. Estamos incorrendo no erro contrário agora, vamos entregar
endereços insuficientes e com isso atrapalhar o surgimento de novas
tecnologias, e de uma Internet das coisas.

Normalmente durante os treinamentos que damos, faço algumas comparações
numéricas, para ilustrar o tema:
- com um /32 por AS, temos 65mil usuários (/48).  É pouco? Pode-se pedir
mais...
- o LACNIC tem um /12, o que é suficiente para 1 milhão de /32... temos
cerca de 2000 ASes na região: poderíamos ter 500 /32 por AS, na média...
- no /3 reservado para endereços globais, temos 512 /12... hoje temos
apenas 5 RIRs... O LACNIC poderia ter uns 100 /12, no lugar de 1 /12...
- então, com 100 /12, são possíveis 50.000 /32 por AS, ou 3 bilhões de
usuários (/48) por AS (considerando os cerca de 2000 da região de LAC)...
- e se for pouco? estamos falando do /3! depois disso tudo, teriamos
ainda 87% do espaço disponível, caso consigamos esgotar esse espaço
antes do tempo devido...

[]s
Moreiras.