[LAC-TF] Fwd: BCP 157, RFC 6177 on IPv6 Address Assignment to End Sites

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Wed Mar 30 10:05:20 BRT 2011

Em 30/03/11 11:35, Arturo Servin escreveu:
> 	Si soy usuario residencial me importa más la velocidad de bajada, el costo y lo que tenga de cap en GB que el número de redes en v6. O sea, 65k redes vs 256 me resulta totalmente irrelevante al día de hoy.
Concordo que isso seja o principal, Arturo. Mas também importa que você
seja capaz de plugar seus devices na rede, e que eles funcionem.

Eu, por exemplo, quero continuar a plugar meu roteador wireless, e ter
uma subrede separada para os equipamentos wireless, como tenho hoje em
v4. Quando aparecerem gadgets baratos baseados em 6lowpan para automação
residencial, vou querer plugá-los também... E daí vou descobrir que a
rede do meu provedor é imcompatível!! Quem sabe vou também descobrir que
meu provedor quer me cobrar mais para ter um /56 e poder usar essas
coisas legais, como rede wireless roteada, ou automação residencial!?!?

> 	Si soy usuario corporativo posiblemente ya tengo un /48 delegado del PA de mi proveedor o tengo PI. Así que no veo el problema.
Todos com quem já falei concordam, em tese, com isso. Mas divergem na
definição de usuário corporativo.

Qual o tamanho do usuário corporativo que "merece" um /48? A lojinha ou
restaurante da esquina se encaixam? Aquele escritório de advogados, com
apenas 2 sócios, que alugou a sala em cima do restaurante? A pequena
empresa de manutenção de computadores em que iniciei minha carreira, com
cerca de 15 funcionários? Uma pequena escola particular? Qual dessas se
encaixa na definição de corporativo?
> [...]
> 	Del /12 de LACNIC se podría asignar 2^6 de estos ISPs (64) y regresar a IANA y justificar que ya se acabó el espacio. Si LACNIC tiene suerte entonces podria tener mas /12s (recordemos que solo hay 512) y después pedir al IETF que libere los otros /3s cuando otros RIRs hagan lo mismo. Todo esto en cuanto tiempo, 5 años, 200 como dicen?
>
> 	Posiblemente estoy haciendo alguna operación equivocada, si es así culpo a la falta de cafeína y sueño. Pero si no, cómo que ya no se ve tan grande, no?

Acho o cenário um pouco exagerado, mas vamos conferir as contas:

Um /18 por provedor:

/18 = 2ˆ(24-18) = 64 redes /24
consideremos, para simplificar, que apenas 12 destas sejam de fato
utilizáveis pelos clientes, por desperdícios por uso interno, hierarquia
da rede, critérios de agregação, etc...

/24 = 2ˆ(64-24) = 1 trilhão de redes /64
/24 = 2ˆ(48-24) = 16 milhões de redes /48
/24 = 2ˆ(40-24) = 65 mil redes /40
/24 = 2ˆ(32-24) = 256 redes /32

Vamos separar, mais ou menos como proposto:
- 1 /24 para os usuários domésticos
- 1 /24 para telefonia móvel
- 6 /24 para os usuários corporativos em geral (/40)
- 2 /24 para os usuários corporativos muito grandes (/32)
- 2 /24 para os usuários corporativos muito pequenos (/48)

Então cada um dos 32 mil provedores possíveis do mundo terá:
- 16 milhóes de usuários domésticos com /48
- 1 trilháo de usuários de telefonia móvel com /64
- 6 x 65k = 390.000 usuários corporativos médios, cada um com /40
- 2 x 16 milhões = 32 milhóes de usuários corporativos pequenos, cada um
com /48
- 2 x 256 = 512 usuários corporativos enormes, cada um com /32

No total, no mundo, com esses 32 mil provedores, atenderíamos
simultaneamente:
32 mil x 16 milhões = 512.000.000.000 usuários domésticos = 70 x
população mundial atual.
32 mil x 1 trilhão = 32 quadrilhóes de telefones móveis = milhões de
celulares por ser humano.
32 mil x 390.000 = 12.480.000.000 = quase 2 corporações de tamanho médio
por ser humano hoje vivo no planeta.
32 mil x 512 = 16.384.000 = 1 corporação grande para cada 430 pessoas no
mundo
32 mil x 32 milhóes = 1.024.000.000.000 = 140 corporações pequenas, por
cada ser humano no planeta.

Se também não errei nas contas, me parece razoável, com uma boa margem
para crescimento e multihoming.
E nem teríamos de pedir algo fora do /3, por alguns anos.
Talvez quando começarmos a colonizar a Lua e Marte...

Mas fique claro que não acho que isso seja um argumento forte em favor
do /48 para usuários domésticos. Em casa, eu estaria feliz, pra começar,
com um /56... Desde que se precisasse de mais, não fossem colocadas
grandes dificuldades.

Só acho que, no geral, temos de defender a idéia de que há números
suficientes para serem distribuidos para quem precisar, na quantidade
que precisar, sem desperdício, mas também sem economia.