[Ietf-lac] Grupo Refletor (Reflector) IETF / IRTF

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Mon Aug 1 05:46:44 BRT 2016

Olá Rogério,

O grupo refletor tem o objetivo de fomentar a participação efetiva no
IETF / IRTF. Para que isto aconteça imagina-se que a formação possa ser
flexível e impregnada da visão / interesse de quem o está organizando.

Por exemplo, o grupo "gr-ietflac-nmlrg", provavelmente discutirá
questões ligadas ao WG nmlrg (que ainda não está oficialmente formado),
o WG anima (do IETF) e o RG T2TRG (do IRTF). Por quê? Uma das principais
razões é que teremos poucos voluntários em áreas específicas na ALatina
e sendo mais abrangente podem aparecer mais interessados para promover o
debate, que é nosso principal interesse.

Portanto, respondendo a sua questão, fique com total liberdade e sem
receio de eventualmente mudar o rumo dos interesses do grupo ou até
mesmo desaparecer com ele. Precisamos é experimentar esta alternativa de
grupos refletores para movimentar a comunidade.

É preciso divulgar (como você mesmo recomendou de repassar na lista
lacnog)! Não fiz isto porque tenho quase nenhuma intervenção na lista
lacnog e recomendaria que alguém lá sempre presente, que o faça.

Não há regra específica para a formação do grupo, exceto que o nome seja
formado assim: gr-ietflac-nome_do_grupo. Por enquanto estamos usando o
Google, para formar estes grupos e cada responsável cuida do seu. Ao
informar a criação do grupo aqui na lista, ele será colocado no sítio do
IETF LAC que está em fase de construção. Sob esta questão, da criação do
grupo refletor, ainda poderemos ouvir o pensamento do Alvaro.

Com o andar da carruagem vamos aperfeiçoando o mecanismo. Com as
sugestões, que serão bem vindas.

[]s, Julião