[lacnog] leap second hoy medianoche UTC

Antonio M. Moreiras moreiras en nic.br
Mar Jun 30 17:21:13 BRT 2015

Desculpe, vou responder em português para ser mais rápido.

Até onde sei são configurações ortogonais. Ou seja, até onde sei o -x
não afetará diretamente o comportamento do ntp no tratamento do leap
second. O -x apenas evita que o NTP dê 'saltos' no tempo, o que ele já
não faz normalmente, em regime, só o faz quando a diferença de tempo é
muito grande (se me recordo bem, acima de 128ms).

O -x pode afetar o comportamento do NTP no tratamento do leap second se
o NTP não tiver recebido a flag que o avisa. Então ele se verá
subitamente com 1s de erro, o que o obrigaria a 'saltar' um segundo para
uma correção rápida. Com o -x não ocorre esse salto e o NTP demorará
algum tempo até que esteja em sincronismo novamente. Mas se você quer
esse comportamento, você deve de alguma forma fazer o contrário do que
estou recomendando em meu primeiro email, ou seja, você deve garantir
que seu NTP não conheça o leap second, ou seja, tenha a flag leap=00.
Não sei como fazer isso.

[]s
Moreiras.