[lacnog] Hijack de prefixo em IRR

Luis Balbinot luis en luisbalbinot.com
Mar Sep 10 16:51:03 -03 2019

Ótimo trabalho! Eu também gostaria de entender essa lógica. Aqui na empresa
fazemos cadastro de proxy quando não existe entrada, mas muitas vezes elas
existem e estão erradas. Olha o exemplo do prefixo 177.152.184.0/22 de um
de nossos ASs abaixo. Ele está registrado como proxy por nós
(MAINT-AS14840), mas aparece com o AS errado em outras duas.

$ whois -h whois.radb.net 177.152.184.0/22
route:      177.152.184.0/22
descr:      Vultr Customer Route

*origin:     AS264409*notify:     network en choopa.com
mnt-by:     MAINT-AS20473
changed:    network en choopa.com 20190603  #12:36:37Z
source:     RADB

route:      177.152.184.0/22
descr:      This is a Commcorp Telecom customer proxy route object that was
created because no existing route object with the same origin was found.
Please contact noc en commcorp.com.br if you have any questions regarding this
object.
origin:     AS61889
mnt-by:     MAINT-AS14840
changed:    gacosta en commcorp.com.br 20151028  #11:12:00Z
source:     RADB

route:      177.152.184.0/22
descr:      G8 Networks

*origin:     AS264409*mnt-by:     MAINT-AS28329
changed:    no-reply en g8.net.br 20190909
source:     BBOI

Me parece que tem alguém utilizando o IRR com outra finalidade e pedindo o
cadastro desses objetos por algum motivo bizarro.

Luis