[lacnog] Prefixos de Black Hole - Validação de Origem - Should i Break RPKI?

Douglas Fischer fischerdouglas en gmail.com
Jue Feb 13 20:50:18 GMT+3 2020

Olá Tomas.
Antes de mais nada, obrigado pela resposta!

Bem, eu acho que na verdade fui eu que não consegui me expressar
adequadamente.
Então vou tentar com exemplos práticos.

- Imagine que o Lacnic é meu cliente trânsito(😎)...
- E que por algum motivo, algum de meus Peers ou outros Downstreams esteja
originando um ataque volumétrico para o www.lacnic.net [200.3.14.184].
- E depois de já terem esgotado as outras possibilidades com scrubing ou
FlowSpec eles resolvam meter um BlackHole 200.3.14.184/32 na sessão com meu
ISP.
- Eu quero ser o tipo de cara que faz o trabalho de casa corretamente.
- A primeira coisa vou fazer é verificar se o prefixo que estou recebendo
passa nas validações
A máscara estará em /32 Então -> OK
E e o ASN de Origem, como eu valido?
  As bases de IRRs estão VERGONHOSAMENTE sujas. -> Não dá para confiar!

  Qual a MELHOR base de dados para validação de Origem? -> RPKI!
  Só que se eu tentar mandar o prefixo 200.3.14.184/32 para validar
  contra a ROA do LACNIC[1], vou receber a resposta INVALID.
  Apesar de 200.3.14.184/32 estar contido em 200.3.12.0/22-24,
  a resposta será somente "INVALID".

  Se existisse uma esposta complementar do estilo
  "INVALID BY MASK", eu poderia considerar que:
  IF Black-Hole AND /32 AND "INVALID BY MASK" -> Accept

Estou considerando criar uma base de IRR privada, e injetar nela todas as
ROAs de todos os RIRs.
Mas ainda estou amadurecendo a ideia.

[1] rsync://
repository.lacnic.net/rpki/lacnic/622c0c28-cc7d-421d-b45b-9ac2b7ced209/626e2d6316910390610ef5e3a9058a3b17a1b0b7.roa

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação