[lacnog] Nuevo post en labs: Análisis sobre los anuncios de prefijos IPv6 en nuestra región

Douglas Fischer fischerdouglas en gmail.com
Lun Ene 27 09:38:30 GMT+3 2020

Olá Alejandro!

Essa é uma excelente ferramenta para um começo de uma análise sobre se o
ASN tem ou não alguma implementação de IPv6 efetiva até seus clientes
finais...

Porém é apenas uma maneira de se inferir através de uma referência de 3 ou
4 variáveis de distância.
 - Alguns ASNs poderiam estar implantando IPv6 efetivamente nos CPEs de
seus clientes, porém fazendo somente um anúncio cheio de seu prefixo...
 - Alguns ASNs com menos boa fé, mesmo não tendo nada de implementação de
IPv6 ao usuário final, sabendo dessa métrica de inferência de uso de IPv6
poderiam fazer anúncios mais específicos só para parecerem estar fazendo
algo...

Estive tentando imaginar alguma maneira mais direta(sem tantas variáveis de
distância) de se obter algum tipo de informação sobre a implementação
efetiva de IPv6 no usuário final...

Uma das coisas que me passou pela cabeça seria uma análise anonimizada das
Origens(e origens eDNS) das requisições de DNS no cluster anycast de DNS
TLD do Lacnic.

A lógica seria ->
"Se tem algum tipo de consulta aos Autoritativos dos TLDs Lacnic que seja
originada de blocos IPv6 delegados à aquele ASN, isso indica que tem aquele
ASN tem efetiva implementação de IPv6."
Não é uma informação que seja 100% definitiva(por diversos motivos), mas é
um componente a mais para se apurar melhor o uso de IPv6 pelos usuários
finais daquele ASN.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação