[lacnog] IXPs/ISPs en Latam & CoronaVirus

Rogerio Mariano rsouza.rjo en gmail.com
Mar Mar 17 09:22:00 GMT+3 2020

Não existem surpresas aqui, é notório que se as pessoas vão ficar em casa
em quarentena o trafego vai subir para qualquer perfil de uso.

O ponto de inflexão é saber como está a interconexão por região e
localidade.

Vejam por exemplo que existem locais em LAC que a hub de interconexão é
distante da hub submarina (América central, por exemplo) e você vai
depender exclusivamente de uma boa interconexão em ULH (long-haul). No
Brasil por exemplo que é um país continental (85% da população vive em area
urbana, com 127 milhões de usuários de Internet e ~ 4.1M ccTLD domain
names) você tem três pontos de aterrissagem da hub submarina e com boa
interconexão entre a maioria das capitais não distantes dessas hubs e 31
IXPs (PTT.br, Equinix e alguns pequenos privados). Por outro lado existe um
paradoxo; hoje no Brasil voce tem ~ 7.300 ASNs e os ISPs regionais somam ~
25% do market share da banda larga fixa, mas a grande maioria desses ISPs
regionais são pessimamente conectados, com links IP Transit deficientes ou
apenas conexão para um IXP do IX.br. Some isso a sérios problemas de
infraestrutura em algumas regiões como fornecimento de energia e o usuário
final vai vier um experiencia ruim. Nesse caso o provedor de
conteúdo (mesmo que tenha uma boa arquitetura de distribuição de servidores
de CDN, seja em bring-home ou deep-cache) não pode fazer muito, pois
depende exclusivamente de uma boa interconexão. Na europa, o caso da Italia
é um caso interessante, pois a sua maior hub submarina fica na Sicilia e lá
existem ótimos pontos de interconexão, ou seja, vamos ver o trafego subir e
de forma granular, o que temos que observar é se vai haver outage desse
trafego.

Resumo: uma boa interconexão seja on-net ou off-net é a chave do negocio

Outro ponto para se refletir é: Custo zero é igual a demanda infinita,
então em algum momento o aumento de uso dessa infra vai refletir em aumento
do valor para o ticket do usuário final, e/ou vamos começar a ver mais
traffic-shaping e uso de politicas de zero-rating nessas redes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aquí no hay sorpresas, es notorio que si las personas se van a quedar en
casa en cuarentena, el tráfico aumentará a cualquier perfil de uso.

El punto de inflexión es saber cómo es la interconexión por región y
ubicación.

Vea, por ejemplo, que hay ubicaciones en LAC donde el centro de
interconexión está alejado del centro submarino (Centroamérica, por
ejemplo) y dependerá exclusivamente de una buena interconexión en ULH
(larga distancia). En Brasil, por ejemplo, que es un país continental (el
85% de la población vive en un área urbana, con 127 millones de usuarios de
Internet y ~4.1 millones de nombres de dominio ccTLD) tiene tres puntos de
aterrizaje de centro submarino y con una buena interconexión entre la
mayoría de las capitales no lejos de estos centros y 31 IXP (PTT.br,
Equinix y algunas pequeñas empresas privadas). Por otro lado, hay una
paradoja; hoy en Brasil tiene ~7.300 ASN y los ISP regionales representan
~25% de la cuota de mercado de banda ancha fija, pero la gran mayoría de
estos ISP regionales están mal conectados, con enlaces pobres de IP Transit
o simplemente una conexión de IXP en IX.br. Agregue eso a los graves
problemas de infraestructura en algunas regiones, como el suministro de
energía, y el usuario final tendrá una mala experiencia. En este caso, el
proveedor de contenido (incluso si tiene una buena arquitectura de
distribución para servidores CDN, ya sea en bring-home o deep-cache) no
puede hacer mucho, ya que depende exclusivamente de una buena
interconexión. En Europa, el caso de Italia es un caso interesante, ya que
su centro submarino más grande está en Sicilia y hay grandes puntos de
interconexión, es decir, veremos el aumento del tráfico y de manera
granular, lo que tenemos que observar es si corte de este tráfico.

Resumen: una buena interconexión sea on-net o off-net es la clave del
negocio

Otro punto para reflexionar es: el costo cero es igual a la demanda
infinita, por lo que en algún momento el uso de esta infraestructura
reflejará un aumento en el valor del boleto del usuario final, y/o
comenzaremos a ver más traffic-shaping y uso de politicas con zero-rating.