[LAC-TF] Curso de Introducción al IPv6 ( e-learning/portugués ) de NIC.br

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Wed Jun 3 16:18:57 BRT 2009

Melhor esclarecer esses pontos, talvez, já que entramos em tantos
detalhes... Mas vou responder em português, por facilidade... Espero que
seja inteligível.
> Hola Antonio,
>
> La cifra que yo tengo desde luego es mucho menor que la que tu has recibido,
> asi que hay algun tipo de problema de comunicación :-(
>
> Los proyectos tienen responsables para cada actividad, los WP leaders, y
> creo que ninguno de los que mencionas fue el responsable de este tema.
Pelo que entendi a Martel é a responsável pela coordenação geral do
6Deploy, supus que eles fossem capazes de centralizar as informações,
quando necessário, ou buscá-las com os responsáveis diretos. Uma das
reponsabilidades da FCCN no projeto era servir de intermediária para os
demais países lusófonos, então também supus que fossem capazes de
articular-se com os demais.

> Por otro lado, mi primera comunicación al respecto de la posible traduccion
> del e-learning fue en Octubre del 2008. Insisti en Enero del 2009.
Nossa conversa com o pessoal do 6Deploy sobre isso começou em Abril/2008
via FCCN. Fizemos uma reunião em Lisboa em Jun/2008. O orçamento da
Instrux!on que temos é de Jun/2008. Em Agosto/2008 já haviamos começado
a produzir nosso próprio material, com a contratação de uma empresa
nacional especializada em e-learning para nos auxiliar. O projeto foi um
pouco mais longo do que esperávamos, mas em Outubro, ou Janeiro, já não
era mais possível voltar atrás.

> Me da la sensacion de que tu no estabas al cargo de este tema en Octubre del
> 2008, o bien que no se te informo, pues a mi me contacto alguien diferente
> de NIC.BR.
Sim, eu estava a cargo do projeto, mas você procurou nosso diretor
administrativo, suponho que ele mesmo tenha lhe respondido, ou meu
superior direto. Fui, entretanto, consultado.
> Yo entiendo que se puedan hacer estadisticas de otros modos, pero es dificil
> controlar su calidad, o decir a la entidad "x" deacuerdo aloja una copia, y
> no decir lo mismo a otras entidades "y", "z", etc., y si se acepta, como
> sincronizar actualizaciones, como evitar que si se usa fraudulentamente se
> pida el borrado y no se haga, etc. Es mucho mas complejo si se quiere ser
> equitativo y creo que las dificultades pesan mas que la demora adicional
> dercargandolo desde un unico lugar.
Evidentemente não concordamos aqui. Mas não posso dizer que vocês
estejam errados, acho que são simplesmente posicionamentos diferentes.
Nesse tipo de projeto (de difusão de uma dada tecnologia) suponho que a
qualidade da experiência do usuário, e a facilidade de acesso, por menor
que seja a diferença, valha mais do que o controle ou as estatísticas
sobre o material. A licença do nosso site IPv6.br, por exemplo, é
totalmente permissiva, permitindo inclusive trabalhos derivados e uso
comercial do material, desde que atribuida a autoria original. Nosso
objetivo é divulgar a tecnologia e fazer com que mais gente a use e a
divulgue, independentemente de trazer mais acessos a nossos sites, ou de
divulgar diretamente nossa marca ou nosso projeto. Temos casos de cópias
integrais do conteúdo do site em outros endereços, e não vemos nenhum
problema nisso. Nosso curso, como outro exemplo, está sendo distribuído
gratuitamente em CDs, em conjunto com outros materiais do CGI.br e
NIC.br, mas temos um pequeno "truque" para ter algumas estatísticas, se
o usuário remoto estiver conectado à Internet. Fomos um pouco mais
restritivos na licença do curso (quanto ao uso comercial e trabalhos
derivados) apenas por cuidado quanto ao uso das logomarcas do NIC.br /
CGI.br / IPv6.br, mas certamente daremos permissão para traduções,
adaptações e outros trabalhos derivados, se consultados.