[LACNIC/Politicas] Alteração do PDP

Pedro Torres torres at pop-pr.rnp.br
Tue May 8 10:39:29 BRT 2012

Olá Nicolas,

Me parece que você resumiu bem os pontos que precisamos focar para termos BCPs.

Eu acredito que os grupos de trabalhos corretos para a discussão dos
BCPs são os já existentes:
- Forum público de políticas, por exemplo, para termos uma BCP de
melhores práticas para propor políticas, etc.
- LACNOG, para termos BCPs que tratem de assuntos de roteamento, BGP,
tecnologias, etc.
- LAC-TF, para termos BCPs que tratem do desenvolvimento IPv6,
técnicas de transição, RIPE-501, etc.
- LACSEC, para termos BCPs que tratem dos assuntos de segurança em geral.
- NAPLA ou LAC-IX, para termos BCPs que tratem de assuntos de
interconexão, modelo de operação de IX, etc.
- LACTLD?

Não sei se isso seria possível pois esses grupos não tem um regimento
de operação (exceto o fórum público de políticas) e, logo,
aparentemente não existem na estrutura organizacional do LACNIC (estou
enganado?). Desta forma, não sei se o LACNIC irá quer dar suporte a
isso (espero que sim).

Seria bom que os chairs desses grupos participassem da elaboração de
uma proposta para LACNIC descrevendo todo o processo para a elaboração
de BCPs. Claro, podem contar com minha ajuda. O que vocês acham?

Abraços,
Pedro