[LACNIC/Politicas] Nueva propuesta LAC-2020-1 / Nova proposta LAC-2020-1 / New proposal LAC-2020-1

Daniel Damito contato at danieldamito.com.br
Thu Feb 6 13:36:57 GMT+3 2020

A transferência de recursos IPv4 acontece porque a parte que recebe
necessita de mais endereços.
Se ela necessita de mais endereços IPv4, é esperado que ela já tenha
cumprido a sua obrigação moral de ter o IPv6 operacional.
Não existem hoje mais argumentos plausíveis para que uma rede tenha apenas
IPv4. Ainda que esta rede tenha problemas com IPv6 em alguns segmentos, é
esperado que ela tenha IPv6 em vários outros, visto que o protocolo existe
há mais de 20 anos, é o protocolo oficial desde 2012 e é amplamente
suportado em roteadores, switchs e CPEs. Por isso não existem mais
barreiras para não conseguir demonstrar o uso do IPv6.

A não adoção do IPv6 é um problema coletivo, e não individual, visto que
obriga que toda a Internet mantenha compatibilidade com as duas famílias de
protocolo - o que gera muito mais custo operacional e financeiro para todas
as organizações.

Portanto é justa essa contrapartida pedida para que as transferências de
IPv4 exijam a comprovação de que o IPv6 está operacional.

*Atenciosamente,Daniel Damito*