[LACNIC/Politicas] Nueva versión de la propuesta LAC-2020-1

Daniel Damito contato at danieldamito.com.br
Tue May 11 09:36:35 -03 2021

Olá, primeiramente peço desculpas pela interação tardia nesta discussão.

Eu vejo que o maior temor desta proposta é que ela possa dificultar o
acesso aos recursos de numeração para certas empresas, um argumento do qual
discordo pois:

1) Temos diversos projetos e cursos gratuitos sobre adoção do IPv6. Cursos
disponíveis em diversos idiomas, oferecidos por organizações privadas e
também públicas;

2) A proposta prevê mecanismos para que, em casos excepcionais, a
comprovação do uso do IPv6 seja dispensada;

3) Um sistema autônomo é capaz de gerir um ambiente complexo, composto por
roteamento estático, BGP e demais atividades fins da empresa. Ora, exigir a
adoção do IPv6 não é uma atividade atípica. Uma organização que se propõe a
gerenciar um AS deve ser capaz de operar seus recursos de numeração com um
bom padrão de qualidade, de modo a favorecer a qualidade, segurança e
desenvolvimento contínuo da Internet como um todo.

Além disso, esta proposta indiretamente também ajudará a reduzir os
incidentes onde as autoridades policias não conseguem identificar os
assinantes responsáveis por delitos cometidos por meios digitais devido ao
CGNAT. Ainda que leis como o Marco Civil da Internet do Brasil legisgem
sobre isso, existem barreiras que dificultam a ação policial, como quando o
ISP guarda as logs de IP de origem + porta, porém a polícia só tem em mãos
o IP de origem do crime cibernético.

Em resumo, estimular de forma mais severa o uso do IPv6 não trará apenas
enormes benefícios técnicos, como também tornará a Internet um ambiente
ainda mais seguro para nós, nossos filhos e toda a comunidade.

*Atenciosamente,Daniel Damito*