[LACNIC/Politicas] NP: LAC-2023-1 - Aclaración-Consenso

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Apr 14 13:01:47 -03 2023

Também estou contrário à proposta.

Aprovação compulsória da proposta na falta de manifestações.
Do que eu pude ler e entender, chego à conclusão de que com essas mudanças
sugeridas caso uma proposta seja submetida ao PDP e ninguém se manifestar
nem negativamente e nem positivamente os moderadores estarão em uma
condição de quase obrigação de presumir que isso é um consenso de aprovação.

a- Se não for esse o entendimento que se deve ter dessa proposta,
sugiro/peço que se deixe claro que isso não deverá acontecer.

b- Se for essa mesma a intenção (aprovação compulsória) julgo extremamente
perigosa essa ideia de "se ninguém falar nada, vamos presumir que todos
aceitaram."
O tempo de "digestão e ruminação" de uma ideia ou proposta é algo que faz
parte da razão dialética.
Não dar esse tempo para que uma parte significativa da comunidade assimile
a ideia e então possa emitir opinião pode levar resultados negativos
irreversíveis.

c- Se o propósito dessas alterações for de explorar o desânimo de membros
da comunidade de entrar em embate com certos membros, não julgo tal
proposta apenas como perigosa, mas também como mal-intencionada.
O histórico da lista mostra quão desgastante é em tempo e emocionalmente
entrar em certos embates com floods de respostas que não dão o tempo de que
informações se propaguem e sejam processadas e interpretadas.
Se porventura o objetivo desta proposta é valer-se disso, julgo algo
extremamente repudiável.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação