[Seguridad] Modelos y metodología de creación de un CERT

Cristine Hoepers cristine en cert.br
Jue Mar 23 16:18:07 BRT 2006

Ola',

Alem das leituras recomendadas pelo Juan e pelo Gaston, recomendo
a leitura do seguinte documento do AusCERT:

      Forming an Incident Response Team
      http://www.auscert.org.au/render.html?it=2252&cid=1938

Este documento retrata de forma simples o processo de criacao do
proprio AusCERT e os pontos principais que devem ser considerados
na criacao de um CSIRT.

Quanto aos modelos de CSIRTs, a referencia e':

      Organizational Models for Computer Security Incident Response Teams
      http://www.sei.cmu.edu/publications/documents/03.reports/03hb001.html

Para aqueles interessados em um survey sobre os tipos de CSIRTs e
iniciativas ao redor do mundo, recomendo o documento:

      State of the Practice of Computer Security Incident
      Response Teams (CSIRTs)
      http://www.sei.cmu.edu/publications/documents/03.reports/03tr001.html

Ele e' o resultado de um survey feito pelo CERT/CC entre 2002 e 2003.

No artigo que escrevi para o LACNIC News inclui' tambem algumas outras
referencias sobre o assunto.

Alguns documentos traduzidos para o Portugues sobre estes assuntos
estao disponiveis em http://www.cert.br/csirts/.

Do ponto de vista de treinamento, o CERT/CC tem um workshop de um
dia sobre este assunto, chamado "Creating a Computer Security Incident
Response Team".  Este curso e' o eferecido pelo SEI/CMU e tambem
pelo CERT.br.  Informacoes sobre o conteudo podem ser obtidas nas
seguintes paginas:

      http://www.sei.cmu.edu/products/courses/cert/creating-csirt.html
      http://www.cert.br/cursos/creating-a-csirt/

Abracos,