[lacnog] Comunidad para hacer Peering?

Douglas Fischer fischerdouglas en gmail.com
Lun Jul 3 15:12:40 -03 2023

Do pouquinho que conheço e converso com os colegas, acredito que exista
dois possíveis motivos para isso...

A) Fundamentado em questões jurídicas.
Onde a parte "settlement-free" do SFI abre uma zona cinza para eventuais
questionamentos e empurra-empurra no suporte.
E no caso de pelo menos uma Sessão BGP Bilateral sobre o barramento do
MLPA, essa "zona cinza" pelo menos fica muito mais estreita, pois para ir
para a ativação da sessão acaba vindo algum documento assinado digitalmente
ou algo assim.
Obs.: Outras das grandes mencionaram argumentos similares a esse. Apple e
Disney se não me engano.

B) Fundamentado em questões operacionais.
Existem milhares de IXPs, e os mecanismos de engenharia de tráfego e NÃO
SÃO NEM DE LONGE padronizados.
Num exemplo hipotético, isso significa dizer que para o IXP "LynchIX" as
communities de engenharia de tráfego de ação ou de marcação são
completamente diferentes das communities de engenharia de tráfego para o
"FischerIX".
Na prática isso significa que a "AkcinNet" tem que construir políticas de
tráfego específicas para IN e OUT em suas sessões BGP com o "LynchIX" e o
"FischerIX".

P.S.: Antes que apareça um mimimizento dizendo que eu só
"anti-route-server-ista", digo que não sou! E que se dependesse somente de
mim, tudo seria via Route-Server.
Eu só estou me propondo a calçar os sapatos desses outros caras.
Para OTTs que estão em praticamente todo IXP que tenha um alcance de mais
de 1 milhão de eyeballs, essa diversidade absurda de políticas de
roteamento é altamente insustentável.
Abre precedentes para erros humanos, que unidos com automação (que é
imprescindível) passam a ter potencial catastrófico.

Vejo que o caminho para evitar essa evasão dos route-severs passa pelo
doloroso caminho de uma padronização de communities de engenharia de
tráfego EM TODOS os IXPs.
Algo sinceramente utópico para mim. Cada IXP do mundo vai dizer que o
mecanismo que ele mesmo criou é o mais bonito, o mais correto.
Mas adoraria que uma padronização acontecesse.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação