[LACNIC/Politicas] NP: LAC-2023-6 - global-crit-infra-exception

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Oct 27 08:33:17 -03 2023

Olá a todos!

Peço desculpas por ser insistente...

Mas para mim não é difícil imaginar um cenário onde alguém resolva criar na
região do APNIC, RIPE, etc uma empresa que na verdade seria de trânsito,
mas que resolva fazer um grande L2, chamando de "WorldWide Extended Max
Plus Fabric" ou algo assim, e com isso resolva se autodenominar IXP, e
então, mesmo não tendo presença jurídica aqui na região LAC resolva
requerer um bloco proveniente de reserva de serviços críticos para essa
operação.

Diante disso, eu pergunto:

a) É objetivo dessa política atender esse tipo de demanda?

b) Se não é objetivo dessa política atender esse tipo de demanda,
considerando que o texto siga como está sendo proposto, se o staff do
LACNIC receber um pedido como esse exemplificado, o staff conseguiria negar
tal solicitação de maneira assertiva sem abrir margem para questionamentos
que viram loop-infinito e acabam chegando até o ponto em que questionam a
boa-fé do staff do LACNIC e NIRs?

c) Se não é objetivo dessa política atender esse tipo de demanda, qual
seria o problema colocar de maneira explícita. Algo como: "Essa exceção
contempla apenas uso para operação de DNS Raíz."?
Obs.: Pergunta inocente... Não sei mesmo se isso traz algum tipo de
problema. Se trouxer, eu gostaria de aprender.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação