[Ietf-lac] Proposta de extensão da RFC 8520

Sávyo Vinícius savyovm at gmail.com
Mon Mar 15 18:04:51 -03 2021

Olá pessoal,

Recentemente vi aqui na lista a discussão sobre a contribuição da nossa
região no IETF.
A discussão me instigou, então gostaria de compartilhar o trabalho que
venho desenvolvendo nos últimos dois anos.

Durante minha pesquisa de mestrado, tenho trabalhado sobre a RFC 8520 (MUD)
para reforçar a segurança de dispositivos IoT domésticos.
Neste trabalho, desenvolvi um modelo de dados YANG para compartilhamento de
dados de rede de ataques conhecidos entre redes heterogêneas.
Além disso, também trabalhei em uma arquitetura que se aproveita do modelo
de dados para permitir que ISPs protejam seus clientes de ataques
conhecidos sem que os dados privados das redes domésticas sejam enviados ao
ISP.

Ainda não tenho certeza de qual o melhor WG para submeter o draft
(possivelmente OPSAWG ou IOTOPS), mas já comecei a elaborar o documento.
Caso queiram saber mais sobre, tem este artigo do WPIETF que detalha uma
versão inicial da proposta, mas que já sofreu alterações:
https://sol.sbc.org.br/index.php/wpietf/article/view/13792/13640

Gostaria também de convidar a quem se interessar pelo assunto para assistir
à minha banca de defesa de mestrado que será realizada no dia 23 de março
de 2021 às 14h BRT (17h UTC).
A apresentação será em português, mas sintam-se à vontade para fazer
perguntas ou comentários em espanhol ou inglês.

Quem tiver interesse em participar, basta enviar-me um e-mail que envio as
informações de como assistir.

Atenciosamente,
Sávyo Morais
Mestrando em Informática