[Ietf-lac] Proposta de extensão da RFC 8520

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Mar 22 08:42:40 -03 2021

Posso estar enganando...

Mas vejo um forte acoplamento entre o PCP RFC6887 e RFC7488 e o
UPnP RFC6970 e sua abordagem.

E essas RFCs que mencionei são mais familiares ao WG de operadores. Por
isso minha sugestão.

É inevitável olhar para sua proposição e não pensar nos problemas
vivenciados pelo CGNAT.
Esse mapeamento que fica entre o Statefull e o
Stateless+WarningMessages desse tipo de comunicações é algo muito frequente
em CGNAT.

Sugiro acompanhar também esse tema do CGNAT PCP/UPnP/IGD, pois pelo que
imagino, boa parte do arcabouço de implementação desses mecanismos de
proteção já são subsidiados por esses protocolos.

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação