[lacnog] RES: Bloqueo de Whatsapp en Brasil afectando acceso al servicio en la Region

Gustavo Rodrigues Ramos gustavo en nexthop.com.br
Lun Dic 21 15:14:20 BRST 2015

Olá,

> Hola Carlos y todos,
>
> Yo "casi" me paso al lado de Christian, excepto por un detalle no menor.
>
> Primero, estoy de acuerdo con el razonamiento de Carlos y pienso
> exactamente lo mismo sobre que los bloqueos ante ataques que no saturan los
> enlaces de tránsito deben ser bloqueados dentro del mismo proveedor
> preferentemente (incluso cuando son distribuidos).
>
> Por otro lado, L3 debería chequear que lo que publica Telefónica (o
> cualquiera) por RTBH sea del cliente o de un cliente del cliente... me
> explico?
> [...]

Você está correto. Por isso mencionei o ASN 18881. Não podemos afirmar que
foi uma RTBH a configuração escolhida para implementar o bloqueio. Por
exemplo, se foi configurado uma rota /32 para null0 e o filtro para anúncio
de RTBH não está corretamente configurado, então a rota RTBH será anunciada
para upstreams como efeito colateral - de qualquer forma, vale deixar
registrado aqui para referencias futuras os *dois casos*.

Um ASN não deveria aceitar um anúncio RTBH de um IP que não esteja alocado
para o ASN que está originando o anúncio. Essa "regra" parece muito simples
de implementar em redes >= tier 3. Em redes < tier 2 fica muito complicado
quando o provedor não utiliza IRR (como parece ser o caso do ASN 3549 em
nossa região).

Outro fato importante é que a rota /32 não foi anunciada pelo ASN 3549 para
a tabela global (não encontrei nenhum anúncio no histórico da tabela global
no routeviews ou no ripe database). Por isso o problema de acesso ao
whatsapp ficou contido na região dos clientes diretos do ASN 3549 e não
tivemos um caso pakistan "con estilo brasileño".

Abraços,
Gustavo.