[lacnog] IPv6 is Classless (IETF I-D)

Antonio M. Moreiras moreiras en nic.br
Mie Mar 21 11:09:49 BRT 2018

Em 21/03/2018 01:11, Fernando Gont escreveu:

> FYI: <https://tools.ietf.org/html/draft-bourbaki-6man-classless-ipv6>
>
> Abstract:
>    Over the history of IPv6, various classful address models have been
>    proposed, none of which has withstood the test of time.  The last
>    remnant of IPv6 classful addressing is a rigid network interface
>    identifier boundary at /64.  This document removes the fixed position
>    of that boundary for interface addressing.

Obrigado por chamar a atenção para o draft, Gont. Parece muito
importante, já que propõe uma mudança que no meu entendimento afeta
profundamente o IPv6.

Eu li rapidamente agora e achei alguns dos argumentos fracos, mas pode
ser só minha tendência a resistir a mudanças...

Vejo alguns potenciais efeitos negativos sérios:
- para IoT (onde em alguns casos faz ainda sentido ter o SLAAC associado
ao MAC... como ficaria a instalação de um equipamento em uma rede /80 se
por limitação de hardware ele só consegue operar com SLAAC usando /64),
- para a distribuição de endereços (vai gerar uma tendência de ISPs
distribuírem blocos menores, logo vamos ter usuários domésticos
recebendo blocos /126, pra que mais do que 4 subnets em casa?),
- para o planejamento de redes (de certa forma o /64 ajuda a organizar
as coisas, a restrição obriga os administradores de redes a seguirem
certas práticas que parecem positivas, como usar blocos grandes com
espaço para crescimento futuro, de mesmo tamanho, etc, a restrição
obriga a organizar).

Eu nunca entendi porque os roteadores, todos os que conheço, pelo menos,
implementam o roteamento no IPv6 com os 128 bits. A divisão é clara na
especificação original e poderia provavelmente levar a implementações de
hardware otimizadas para 64 bits no roteamento, tratando-se exceções
como /127 para ponto a ponto de alguma outra forma. Não sei se de fato
hoje não há alguma otimização nesse sentido (tratar 64 bits em hardware
e coisas diferentes disso em software), que afete a performance mas não
impeça de usar prefixos mais longos que /64. Se houver, é outro ponto em
que podem existir problemas. Mas estou apenas especulando sobre isso.

Moreiras.