[lacnog] IPv6 still 5–10 years away from mainstream use

Fernando Frediani fhfrediani en gmail.com
Jue Jul 22 00:31:10 -03 2021

Caros Tomas, Henri, Fernando.

Creio que continuar na utopia de deixar a decisão de implantar IPv6
inteiramente com a boa vontade das pessoas e empresas dado o atual
cenário que passamos só continuaremos a ter resultados como os que
estamos tendo de mais e mais problemas relacionados a CGNAT, maiores
gastos com equipamentos especializados para lidar com esse cenário de
excassez, injustiças crescentes principalmente para novos entrantes, etc/
Implantar IPv6 não deve ser algo eternamente opcional para aqueles que
desejam continuar *participando de um ambiente de interconexão* pois
prejudica todos os demais. Em analogia é como não se poder mais fumar em
ambientes fechados.
Se para existir como sistema autônomo é necessário de adequar a certos
padrões (como utilizar o protocolo BGP), porque também não pode ser para
IPv6 ? Quando se fala em obrigar o uso "de um protocolo" existe uma
diferença muito grande em obrigar alguém a utilizar IPv6 outros coisas
como HTTPS, RPKI, Emails Encriptados, BCPs, etc. Nesses últimos exemplos
o prejuízo é apenas da própria organização.

Com relação as empresas que não colocam isso como política interna não
há nenhum problema que isso venha de cima o que é diferente de ficar
esperando que a equipe técnica decida sozinha isso, o que sempre será
mais difícil de acontecer.

Creio que enquanto ficamos esperando essa utopia linda e ideal de que
organizações tenham a boa vontade para fazer algo necessário para a
sobrevivência desse ambiente de interconexão chegará o momento que
Governos forçarão a implantação de IPv6 e nesse caso acredito que é
muito fácil presumir que tudo que vem desde Governos em geral sempre é
problemático, recheado de inconsistências e com muitos traumas. Temos a
chance de nos anteciparmos e não adianta acreditar que isso não irá
acontecer em algum momento. Ou damos os "incentivos" de maneira bastante
razoável e prezando sempre pelas melhores práticas técnicas ou teremos
que engolir isso em breve vindo de burocratas governamentais.

Por fim sobre o caso de IETF continuar utilizando ferramentas que não
suportam IPv6 como Github e Webex é realmente uma pena. Já tentei levar
essa discussão por lá mas a resposta mais pragmática possível foi que as
pessoas só querem fazer o trabalho delas sem ter que lidar com esse tipo
de "chateação". Me parece que ainda estamos longe de que empresas
comecem a rejeitar produtos SaaS que não suportem IPv6. Requer um
altruísmo grande que poucos estão dispostos.

Fernando