[lacnog] IPv6 still 5–10 years away from mainstream use

Henri Alves de Godoy henri.godoy en fca.unicamp.br
Vie Jul 23 12:33:54 -03 2021

Em sex., 23 de jul. de 2021 às 10:55, Tomas Lynch <tomas.lynch en gmail.com>
escreveu:

> No lo creo. Lo que tienen que hacer los técnicos es mostrar con números el
> costo, e implicancias legales, de CGNAT frente a implementar IPv6. También
> se pueden hacer ofertas para el uso de IPv6: hay empresas que ofrecen VMs
> pura IPv6-only y el precio es la mitad que una dual stack.

Penso que Tomás, que apesar da ideia ser boa, em oferecer custo menores de
produtos com ipv6-only corre se o risco de ser discriminatório, talvez.

Imagina se um ISP começa a cobrar o tráfego IPv6 mais barato que o tráfego
IPv4 na sua rede? Você sabe se já existe isso ??

O usuário de hoje quer um IP (para ele não importa a versão). E temos que
oferecer o que existe de melhor e mais moderno para ele. O usuário espera
receber isso. Senão ele deveria procurar outro ISP que atenda melhor.

Eu quando converso com algum usuário e pergunto se o ISP dele oferece
tambem IPv6 (dual) e ele diz não, eu explico para ele e falo para trocar de
ISP. Que está pagando um alto preço por um produto ultrapassado (IPv4).  :-)

Henri

> Implantar IPv6 não deve ser algo eternamente opcional para aqueles que
>>
> No es lo mismo, para estar conectado a Internet no necesitas tener BGP.
> Por supuesto va a depender del tamaño de la red, etc. pero no es un
> requisite sine qua non.

> Quedarán fuera del mercado y listo.
>
> Tomas

Henri Alves Godoy
Tecnologia da Informação e Comunicação
Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Fone: (19) 3701-6682