[lacnog] Aniversário do IPv6 - Vamos comemorar !

Henri Alves de Godoy henri.godoy en fca.unicamp.br
Lun Jun 8 11:58:25 -03 2026


Olá Fernando, tudo bem,

Concordo que o papel das universidades não seja também simplesmente ensinar
IPv6, como você comentou, como se fosse apenas mais um protocolo a ser
decorado.

A função da academia realmente é muito mais ampla, de formar profissionais
capazes de compreender princípios de arquitetura, projeto e evolução das
redes, aproveitando as lições aprendidas com IPv4, IPv6, OSI e tantas
outras tecnologias.

Quando mencionei a necessidade de continuar ensinando IPv6, estava me
referindo a uma realidade que ainda observamos em muitas instituições. Em
diversos cursos, os laboratórios, exemplos e exercícios continuam
fortemente baseados em IPv4, enquanto os alunos ingressam em um mercado
onde o IPv6 já representa uma parcela significativa do tráfego e das
operações da Internet.

Justamente por isso, meu texto foi no sentido que considero importante que
a formação acadêmica reflita a realidade atual das redes. Caso contrário,
corremos o risco de formar profissionais preparados para a Internet de
ontem, enquanto o mercado já opera em um contexto diferente.

Mais do que ensinar IPv6, o objetivo deve ser ensinar redes utilizando
tecnologias que representem a Internet atual, ao mesmo tempo em que se
desenvolve a capacidade crítica dos alunos para projetar as soluções que
virão depois do IPv6.

Abraços e obrigado

Henri.



Em seg., 8 de jun. de 2026 às 03:39, Fernando Gont <fgont en si6networks.com>
escreveu:

> On 06/06/2026 10:46, Henri Alves de Godoy wrote:
> >
> > As universidades têm uma responsabilidade especial nesse momento.
> > Estamos formando a próxima geração de profissionais e não podemos
> > ensinar uma Internet baseada apenas em conceitos do passado. Precisamos
> > continuar capacitando pessoas, produzindo conhecimento e ajudando o
> > setor comercial, a indústria e os operadores de rede nessa etapa da
> > transição, que hoje é muito mais operacional e cultural do que técnica.
>
> Las universidades no deberian "enseñar IPv6".  -- llegado el caso, la
> discusion al respecto deberia limitarse a ejemplos de cosas diseñadas
> bien, o diseñadas mal.
>
> Uno esperaría en cambio, que utilizaran materiales como:
>
> * Patterns in Network Architecture
> (
> https://www.amazon.com/Patterns-Network-Architecture-Fundamentals-paperback/dp/0137063385
> )
>
> * Interconnections: Bridges, Routers, Switches, and Internetworking
> Protocols
> (
> https://www.amazon.com/-/es/Perlman-Radia-Interconnections-Internetworking-Protocols/dp/B00J5T76TK
> )
>
> * Computer Networks
> (
> https://www.amazon.com/-/es/Computer-Networks-Global-Andrew-Tanenbaum/dp/1292374063
> )
>
>
> Luego, tomar cualquier protocolo (incluyendo IPv6), y discutir sus
> problemas, y que cosas uno cambiaria.
>
> Y la universidad deberia formar gente para que diseñe como deberian
> hacerse las cosas en el futuro -- con el privilegio de contar con las
> lecciones aprendidas de OSI, IPv4, IPv6, y otros tantos.
>
>
> En materia de redes, IPv6 no deja de ser parte del "pasado" -- el unico
> motivo por el que lo llamamos "futuro", es porque pese a que su diseño
> original data de hace 30 años atras, todavia su despliegue no es el que
> "deseariamos".
>
>
> --
> Fernando Gont
> SI6 Networks
> e-mail: fgont en si6networks.com
> PGP Fingerprint: F242 FF0E A804 AF81 EB10 2F07 7CA1 321D 663B B494
>
>

--
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <https://mail.lacnic.net/pipermail/lacnog/attachments/20260608/49e97718/attachment.htm>


Más información sobre la lista de distribución LACNOG