[lacnog] Announcing Windows CLAT Public Preview

Douglas Fischer fischerdouglas en gmail.com
Mie Jun 10 12:21:47 -03 2026


MIKROTIK NÃO TEM SUPORTE A PLAT

Falando de ISPs que estejam abaixo de 15 mil assinantes, em número de ISPs,
o Mikrotik é certamente predominante como solução de CGNAT.
(Afirmo isso diante de minhas experiências no mercado de consultoria de
ISPs. Se alguém quiser contestar ou corroborar, pra mim será elucidador.)

Considerando esse fator, penso que é razoável pensar em buscar uma solução
para isso.

Certamente vai surgir alguém dizendo "aaaa tira essa coisa daí".
Esse é sempre meu maior sonho. Mas as coisas não funcionam assim.
Esse nicho de mercado não vai tirar o Mikrotik.

Então, diante disso, vejo que esse pode ser um momento de unir forças e
buscar uma solução que encaixe dentro da realidade e demanda desse nicho de
ISPs.
Ironia, xingamentos, e similaridades não vão ajudar a resolver o problema.
Memes ajudam a relaxar, mas também não vão ajudar a resolver o problema.
Se houver por aí alguém com alguma vontade de tentar juntar neurônios e
esforços para buscar essa solução... Pode me chamar.


Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <
fischerdouglas en gmail.com> escreveu:

> Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética
> estagnação no progresso da adoção de IPv6.
>
> "Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."
> "Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".
> Lembram disso?
> Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.
>
> Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no
> Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais
> uns 4 anos.
> Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.
>
> "Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"
> Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.
> E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?
> E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.
>
> "Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto assim?"
> Naaaaa! Não acho não!
> Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em
> especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre
> esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.
> E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam
> implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais
> dispositivos que já estão com o CLAT pronto.
>
> Aquele elétron que faltava para a massa crítica.
> Agora meu amigo @Henri Alves de Godoy <henri.godoy en fca.unicamp.br> é a
> hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha
> dupla.
>
>
>
> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <
> henri.godoy en fca.unicamp.br> escreveu:
>
>> Bom dia a todos ,
>>
>> Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a
>> transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais
>> importantes dos últimos anos.
>>
>>
>> https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046
>>
>> A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que
>> significa isso ?  Ahhh muita coisa.
>>
>> Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em
>> redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de
>> conectividade IPv4.  Aleluia e Amém !
>>
>> A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais solicitado
>> pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração para IPv6.
>>
>> Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos
>> obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas,
>> acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.
>>
>> Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6
>> bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6
>> como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que
>> imagina.
>>
>> Abraços !
>> --
>>
>> _______________________________________________
>> LACNOG mailing list
>> LACNOG en lacnic.net
>> https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog
>> Cancelar suscripcion: https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog
>>
>
>
> --
> Douglas Fernando Fischer
> Engº de Controle e Automação
>


-- 
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <https://mail.lacnic.net/pipermail/lacnog/attachments/20260610/aa067caf/attachment-0001.htm>


Más información sobre la lista de distribución LACNOG