[lacnog] Announcing Windows CLAT Public Preview

Henri Alves de Godoy henri.godoy en fca.unicamp.br
Mie Jun 10 12:48:47 -03 2026


Se não tem suporte ainda,  monta-se um no server linux e boa.

O PLAT pode estar na nuvem, local, em qualquer lugar.

Não precisamos ficar dependendo totalmente de soluções e fabricantes às
vezes. (Herdei um pouco disso do ambiente Universitário).

Um linux com Jool já dá conta do recado.

Abraços !

Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:22, Douglas Fischer <
fischerdouglas en gmail.com> escreveu:

> MIKROTIK NÃO TEM SUPORTE A PLAT
>
> Falando de ISPs que estejam abaixo de 15 mil assinantes, em número de
> ISPs, o Mikrotik é certamente predominante como solução de CGNAT.
> (Afirmo isso diante de minhas experiências no mercado de consultoria de
> ISPs. Se alguém quiser contestar ou corroborar, pra mim será elucidador.)
>
> Considerando esse fator, penso que é razoável pensar em buscar uma solução
> para isso.
>
> Certamente vai surgir alguém dizendo "aaaa tira essa coisa daí".
> Esse é sempre meu maior sonho. Mas as coisas não funcionam assim.
> Esse nicho de mercado não vai tirar o Mikrotik.
>
> Então, diante disso, vejo que esse pode ser um momento de unir forças e
> buscar uma solução que encaixe dentro da realidade e demanda desse nicho de
> ISPs.
> Ironia, xingamentos, e similaridades não vão ajudar a resolver o problema.
> Memes ajudam a relaxar, mas também não vão ajudar a resolver o problema.
> Se houver por aí alguém com alguma vontade de tentar juntar neurônios e
> esforços para buscar essa solução... Pode me chamar.
>
>
> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <
> fischerdouglas en gmail.com> escreveu:
>
>> Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética
>> estagnação no progresso da adoção de IPv6.
>>
>> "Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."
>> "Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".
>> Lembram disso?
>> Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.
>>
>> Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no
>> Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais
>> uns 4 anos.
>> Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.
>>
>> "Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"
>> Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.
>> E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?
>> E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.
>>
>> "Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto
>> assim?"
>> Naaaaa! Não acho não!
>> Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em
>> especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre
>> esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.
>> E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam
>> implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais
>> dispositivos que já estão com o CLAT pronto.
>>
>> Aquele elétron que faltava para a massa crítica.
>> Agora meu amigo @Henri Alves de Godoy <henri.godoy en fca.unicamp.br> é a
>> hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha
>> dupla.
>>
>>
>>
>> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <
>> henri.godoy en fca.unicamp.br> escreveu:
>>
>>> Bom dia a todos ,
>>>
>>> Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a
>>> transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais
>>> importantes dos últimos anos.
>>>
>>>
>>> https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046
>>>
>>> A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que
>>> significa isso ?  Ahhh muita coisa.
>>>
>>> Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em
>>> redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de
>>> conectividade IPv4.  Aleluia e Amém !
>>>
>>> A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais
>>> solicitado pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração
>>> para IPv6.
>>>
>>> Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos
>>> obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas,
>>> acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.
>>>
>>> Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6
>>> bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6
>>> como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que
>>> imagina.
>>>
>>> Abraços !
>>> --
>>>
>>> _______________________________________________
>>> LACNOG mailing list
>>> LACNOG en lacnic.net
>>> https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog
>>> Cancelar suscripcion: https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog
>>>
>>
>>
>> --
>> Douglas Fernando Fischer
>> Engº de Controle e Automação
>>
>
>
> --
> Douglas Fernando Fischer
> Engº de Controle e Automação
>


--
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <https://mail.lacnic.net/pipermail/lacnog/attachments/20260610/3dfe1dc2/attachment-0001.htm>


Más información sobre la lista de distribución LACNOG