[LACNIC/Politicas] Consultas a comunidade [PT]

Oscar Messano omessano at ccat.com.ar
Fri May 16 14:00:22 BRT 2008


Colegas e Amigos/as:

Se encerrou o prazo para a apresentação de propostas de políticas a serem discutidas em 
nossa próxima reunião da Bahia, na última semana de maio.
Vemos com satisfação que há boas propostas para discutir e que algumas delas  atacam precisamente a problemática do esgotamento dos endereços IPv4, o qual sem dúvida é uma questão muito importante para nossa comunidade.

Sem dúvida as propostas apresentadas irão incentivar a discussão sobre esta temática.

Além da discussão sobre as propostas apresentadas, a Diretoria está interessada em receber opiniões de nossa comunidade sobre alguns aspectos importantes que devem ser considerados nesta etapa.

A Diretoria da LACNIC está totalmente engajada com os interesses de nossa 
comunidade regional e defende estes interesses nos debates que acontecem em diferentes foros sobre o esgotamento dos endereços IPv4 e a transição para IPv6.
Acreditamos que a rápida adoção do IPv6 é a melhor medida para se tomar neste momento e é a melhor forma de evitar transições traumáticas no final dos endereços IPv4, mas igualmente devemos atuar de forma responsável para garantir que as medidas tomadas para encarar a fase de finalização dos endereços levem em conta nossos interesses regionais e não prejudiquem os operadores da nossa região.

Entre outras, a Diretoria da LACNIC gostaria de receber opiniões particularmente acerca das seguintes questões:

1) O que deveria ser feito a partir de agora até acabar o estoque central dos endereços IPv4? Deve-se continuar aplicando as mesmas políticas atuais ou deveriam-se aplicar políticas que modificassem progressivamente as condições de acesso a endereços IPv4?

2) Deveriam desenvolver-se políticas que habilitassem a transferência de endereços IPv4 entre operadores da região? Em caso afirmativo, qual deveria ser o papel da LACNIC nestes transações?

3) Seria necessário fazer algo com os endereços legados (endereços atribuídos na primeira  época da Internet, antes de que existissem os RIRs) não utilizados?
Seria necessário fazer um esforço de recuperação destes endereços?

4) A maioria dos endereços legados foram atribuídos nas regiões mais desenvolvidas. Na hipótese de recuperar os endereços legados, o que deveria ser feito com os endereços recuperados para garantir sua disponibilidade para operadores de todas as regiões?
Agradeceríamos receber seus comentários na lista acerca destas questões. Igualmente,  reservamos parte da sessão do foro público na reunião de Bahia para ter um diálogo aberto acerca destas mesmas questões.
Esta sessão está programada para quarta-feira dia 28 de maio às 16h15. Logicamente, esta sessão, ao igual que o resto da reunião, será transmitida por webcast e serão habilitadas ferramentas de participação remota, pelo que esperamos também que possam participar por estas vias..


Desde já agradecidos,

Pela Diretoria da LACNIC
Oscar Messano
Presidente.



More information about the Politicas mailing list