[LACNIC/Politicas] New Proposal / Nueva Propuesta / Nova Proposta - LAC-2011-08

Ricardo Patara patara at registro.br
Thu Aug 11 08:19:12 BRT 2011

Flavio,
Me parece uma proposta muito interessante, mas tenho algumas dúvidas:

- a ideia é mostrar a ROA em seu formato "blob" na saída do whois, ou um
resumo legível da mesma (ASN origem, bloco, prefixo máximo permitido) e
sua "validez" ?

- o whois deverá mostrar essa informação para o bloco exatamente
consultado ou caso bloco mais/menos específico tenha ROA mostrar então
essa informação.

Abraços
--
 Ricardo Patara

DADOS DOS AUTORES:
Nome:  Flavio Marcelo Amaral
eMail:   fmca at yahoo-inc.com
Organização: Yahoo! Brasil Internet LTDA

DADOS da PROPOSTA:
Título da Proposta:  Inclusão de informações do ROA no whois
quando a mesma estiver disponível
Tipo de Proposta: LACNIC
Id: LAC-2011-08

RESUMO DA PROPOSTA:
Inclusão de informações de ROAs (Route Origin Authorization)
responsáveis por um prefixo nas informações de WHOIS de todos os
prefixos recebidos pelo LACNIC.

JUSTIFICAÇÃO:
A proposta visa ajudar a identificar e validar a origem dos prefixos.

TEXTO DA PROPOSTA:
Visando a autenticação de prefixos utilizados na nossa região, sugiro
a inclusão obrigatória de de informações de ROAs (Route Origin
Authorization) nas informações de WHOIS de todos os prefixos
recebidos do LACNIC. Nas situações onde essa informação não estiver
especificada, a resposta do WHOIS deve indicar o fato.
O campo remarks deve conter informações sobre el prefixo de como
ele é exportado (tamanho máximo).
Isso ajudaria em ferramentas e em verificações de propriedades de
prefixos.