[LACNIC/Politicas] New Proposal / Nueva Propuesta / Nova Proposta - LAC-2011-08

Ricardo Patara patara at registro.br
Tue Aug 23 09:25:24 BRT 2011

Olá Flávio. Tudo bem por aqui.

Comentários abaixo.

> Sim. Correto. Seria inserir no Whois essa informação.

ok.

> Sugiro colocar como inválido. É melhor colocar uma informação para
> facilitar a automatização da verificação dessa informação.

ok. me parece melhor assim, em especial se anteriormente havia a
informação e era válida.

> Estou tentando visualizar essa situação, mas estou na dúvida se estou
> entendendo mesmo a sua pergunta. Você poderia dar mais detalhes dessa
> situação?

de acordo com a especificação, um mesmo bloco pode ter várias ROAs.
Vamos supor o caso (não muito comum, mas tecnicamente possível), de uma
organização com bloco IP a ser anunciado por dois ou mais ASs distintos
(multiplos upstreams).
No caso que o administrador da rede dessa organização tenha um
certificado RPKI para o bloco, ele geraria múltiplas ROAs para o bloco
em questão. Cada uma autorizando um ASN diferente como origem.

E a razão da pergunta é para ver se não seria melhor ao invés de
publicar a ROA, publicar a URL do ponto de publicação do material desse
Certificado.

sds
Ricardo Patara