[LACNIC/Politicas] Nueva versión de la propuesta LAC-2020-1

Ricardo Patara patara at registro.br
Mon Apr 12 13:51:24 -03 2021

Oi Godim

Em 12/04/2021 13:39, Gondim escreveu:
> Oi Patara,
>
> Tudo bem? Espero que sim.

tudo bem, espero que esteja bem também

> Então mas olhando pelo lado objetivo, esse mesmo que você colocou. Qual
> era o objetivo do controle? Não era disponibilizar ao máximo o uso do
> IPv4 de forma eficiente. consciente e enquanto houvesse estoque? Não
> foram criadas etapas e regras para disponibilizar quantidades
> específicas de prefixos de acordo com o estoque? Onde em última etapa só
> poderiam requisitar recursos IPv4, novos Sistemas Autônomos?

acho que se mesclou um pouco as coisas aqui.

no teu email anterior você mencionava o critério para receber bloco IPv4
adicional, quando esses recursos ainda estavam disponívies.

e me referia especificamente a essa regra... só dar mais se você usou
direitinho o que já recebeu antes.

essa que vc menciona agora é do esgotamento gradual/organizado.

ainda assim, tampouco acho que ela seja similar ao que indica essa
proposta lac-2020-1

vamos imaginar, que temos um bolo. desse bolo vários adultos comem até
que chega a 1/4 do seu tamanho e sabemos que logo chegam crianças da
escola e que elas estão com fome.
uma lógica seria dizer para os adultos que já comeram que não repitam
mais. E dividir o que estou em partes iguais para as crinaças.

essa política de esgotamento organizado visava isso, organizar o consumo
do restinho do "bolo"

> Essa regra, creio eu, foi criada para beneficiar empresas que ainda não
> tinham ASN e de certa forma excluía empresas que já possuíam ASN. O fato
> dessa regra ter sido adotada não foi uma forma de imposição ou
> filtragem? Não estou dizendo que ela foi errada, mas que ela foi criada
> para um benefício maior. Assim como a proposta LAC-2020-1, que estamos
> defendendo aqui na lista.
entendi. só não acho que a comparação feita é apropriadamente correta ;-)

abs