[LACNIC/Politicas] Nueva versión de la propuesta LAC-2020-1

Gondim gondim at gmail.com
Tue Apr 13 14:34:54 -03 2021

Boa tarde Patara,

Em 12/04/2021 13:51, Ricardo Patara escreveu:
> Oi Godim

> tudo bem, espero que esteja bem também
Graças a Deus e tomando os devidos cuidados quanto a pandemia.

> acho que se mesclou um pouco as coisas aqui.
>
> no teu email anterior você mencionava o critério para receber bloco
> IPv4 adicional, quando esses recursos ainda estavam disponívies.
>
> e me referia especificamente a essa regra... só dar mais se você usou
> direitinho o que já recebeu antes.
>
> essa que vc menciona agora é do esgotamento gradual/organizado.

Sim. Foi para exemplificar as ações, em com foi cuidado e trabalhado; de
modo a dar mais sobrevida aos recursos IPv4.

> ainda assim, tampouco acho que ela seja similar ao que indica essa
> proposta lac-2020-1
>
> vamos imaginar, que temos um bolo. desse bolo vários adultos comem até
> que chega a 1/4 do seu tamanho e sabemos que logo chegam crianças da
> escola e que elas estão com fome.
> uma lógica seria dizer para os adultos que já comeram que não repitam
> mais. E dividir o que estou em partes iguais para as crinaças.
>
> essa política de esgotamento organizado visava isso, organizar o
> consumo do restinho do "bolo"

Exatamente e se não fizermos algo, todos comerão seus bolos restantes
(IPv4) e não sobrará mais nada, nem mesmo para distribuir. Não estou
dizendo que foi errado, muito pelo contrário, foi o certo e por isso
conseguimos chegar até aqui.

A minha comparação é:

     - Prefixos /22 apenas para novos AS(es)  - objetivando ter IPv4
para o máximo possível de entidades novas e manter a Internet crescendo.
Independente do que se diga, isto é considerado uma restrição/condição
imposta, embora saudável.

     - Transferências de IPv4 com comprovação de implantação de IPv6 -
objetivando manter o crescimento da Internet e evitando um colapso
mundial, quando se esgotar totalmente qualquer possibilidade de se ter
IPv4 e ainda sim, o IPv6 não estiver sido implantado devidamente.

Mas também entendo que para dar certo, deveria ser um consenso de todos.
Não só de nós, mas de todos os RIRs e acredito que seria utopia de minha
parte acreditar nisso.

Fico grato por ler todas essas ideias, sendo elas contra ou a favor, mas
que são ricas em opiniões e pontos de vista.