[LACNIC/Politicas] alquilar o no alquilar - esa es la cuestión

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Oct 6 17:02:16 -03 2022

Apenas para complementar o raciocínio do porque hoje se permitem
transferências intra e inter-RIR e como isso é bem diferente se permitir
aluguel de endereços IP.

Quando se permite uma transferência o próprio RIR/NIR faz a verificação
de acordo com as mesmas regras que se aplicam à todos se existe
justificativa para aqueles recursos de numeração continuarem sendo
utilizados na nova organização, ou seja, se dentro das regras a
organização recebendo os recursos possui justificativa e isso é feito
por alguém neutro e que não tem interesse financeiro e o mais
importante, os recursos são transferidos definitivamente para quem de
fato os justifica.

No aluguel uma organização qualquer acaba se transformando informalmente
em um RIR e como aquele organização tem interesse financeiro em alugar
aqueles recursos não utilizados você acha que ele fará qualquer tipo de
validação da necessidade de uso baseado na regras vigentes ? Certamente
que não.
Se a organização que está alugando aqueles recursos para um terceiro não
possui mais justificativa de uso ela tem a obrigação de ou transferir
definitivamente para quem tem ou devolver ao RIR para que baseado na
maneira mais justa re-distribua para quem realmente tem justificativa.

Recursos de numeração devem ir para quem possui justificativa e não para
quem pode pagar mais, afinal não se trata de um bem à ser negociado e
recursos de numeração não são real state.

Existe uma possibilidade para tratar alugueis existentes ilegais (embora
creio que na região do LACNIC sejam em menor quantidade), porém é uma
possibilidade um pouco dura para se colocar na mesa, porém justa à meu
ver. Seria caso alguém for pego alugando recursos de numeração para um
terceiro aqueles recursos serem passíveis de serem transferidos à
revelia para o terceiro, sob processo de justificativa iniciado por ele
e seria portanto revogados do detentor até aquele momento.

Fernando