[LACNIC/Politicas] alquilar o no alquilar - esa es la cuestión

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Oct 6 16:50:39 -03 2022

Caro Uesley e todos

Um dos pontos mais utilizados em várias discussões para se opor à esse
tipo de ideia e outras é dizer que os RIRs não são polícia de Internet
que acaba sendo algo genérico e que não se aplica neste cenário. Em
geral os que utilizam esse argumento não querem ter que prestar nenhum
tipo de satisfação ao RIR/NIR uma vez que os recursos de numeração
estejam alocados para eles e embora a questão de agir como polícia possa
parecer um argumento que soa bem pois de fato os RIRs não são polícia de
internet não são um argumento válido quando falamos de recursos de
numeração. Sei que você não utilizou nesse sentido por isso explico
abaixo melhor.

Como sabemos bem os recursos de numeração alocados para as organizações
NÃO pertencem à elas, são apenas um direito de uso e esse direito
permanece válido enquanto as condições que constam no manual de
políticas estejam mantidas, e quando deixam de ser à quem cabe sancionar
e até mesmo revogar aquele direito de uso ? Isso mesmo, ao RIR/NIR que
os alocou, baseado nas regras vigentes elaboradas pela comunidade e que
precisam ser cumpridas, independente das razões, afinal de contas a
organização assinou um contrato aceitando cumprir essas regras.

Não é necessário que se faça uma caça constante e se importune a maioria
que tende a utilizar os recursos da maneira correta e atendendo ao
manual de políticas, mas a partir do momento que de alguma maneira isso
deixa de ser atendido o RIR tem o dever sim de exercer a sua
prerrogativa de em nome da comunidade de interesse e revogar recursos
mal utilizados ou não utilizados para que possam ser realocados para
outras organizações que realmente justifiquem aquele necessidade,
mantendo assim a igualdade de condições entre todos guardadas as devidas
proporções.

Isso nada tem a ver como agir como polícia. Agir como polícia seria
interferir em questões operacionais, de roteamento, como a organização
organiza sua rede interna, etc. Não é o caso. Os RIRs não se envolvem
nestes assuntos e nem devem.

Infelizmente os maiores interessados em se passar a possibilitar o
aluguel de endereços IP acabam sendo empresas que intermediaram esses
negócios e ganham com isso, mas nada constroem de Internet. São apenas
corretores que querem utilizar de um bem que não pertence à ninguém e
muitas vezes tentam fazer parece que os pequenos ISPs irão sofrer se não
conseguirem recorrer à isso o que não é verdade pois existem
alternativas dentro das limitações atuais, mas acaba sendo um toque
emocional para tentar se convencer alguém à apoiar essa ideia.

Saudações
Fernando