[Ietf-lac] Camino hacia Adelante (ietf-lac)

Fernando Gont fgont at si6networks.com
Thu Jun 28 11:36:14 BRT 2018

On 06/27/2018 05:22 PM, Nathalia Sautchuk Patrício wrote:

> Outros pontos que gostaria de adicionar:
>
> - Através de um programa de bolsas, o CGI.br escolheu 3 doutorandos e 3
> professores para receberem uma bolsa mensal por 3 anos, além do
> pagamento das idas a 9 edições do IETF (durante os 3 anos). O esperado
> era que durante esse tempo, ao menos um draft de cada um dos alunos
> fosse produzido, o que de fato ocorreu. Alguns evoluíram mais, mas não
> há como exigir muito mais que isso. Acho que 3 anos é o tempo mais
> factível para se ver de fato alguma evolução, do que pensar em ações
> pontuais. Ações pontuais são muito importantes e funcionam para abrir as
> portas e trazer mais massa crítica, mas devem ser pensadas em ações que
> promovam a continuidade do engajamento.

FWIW, clearly this initiative from CGI.br is something to applaud. I
don't know much about the work they are doing, but I think their
approach of medium/long term support is, IMO, the right way to go.

And the fact that they decided to commit funds to that shows, in a very
clear an explicit way, that they have a commitment to increase/improve
participation from Brazil at the IETF. At the very least they are
providing the right context for that to happen.

Thanks,
--
Fernando Gont
SI6 Networks