[lacnog] Draft: Unicast Use of the Formerly Reserved 127/8

Leandro Bertholdo berthold en penta.ufrgs.br
Dom Nov 28 14:34:34 -03 2021

Olá Fernando,

Eu corroboro com o posicionamento do “não vale a pena”.
No inicio dos anos 2000 pensava que valeria o esforço para recuperar, mas mudei de opinião depois de olhar os números mais de perto.

Na época foram feitas várias projeções para avaliar também essa situação (algumas em https://ipv4.potaroo.net/) .
Se voce olhar o histórico, vai ver que um único RIR (APNIC)  consumiria sozinho esses 16 x /8 em um ano.

Se essas projeções fossem realizadas novamente, e considerando que hoje existe uma  demanda reprimida, muito provavelmente esse espaço de endereçamento seria consumido em 1-3 meses por todos os RIRs.
(talvez algum operador do RIR queira comentar e dar uma informação mais precisa e atual)

Se, por outro lado, olharmos para o esforço necessário para tornar esse bloco viável:
- Normas teriam que ser discutidas e aprovadas (normalmente o IETF leva anos pra discutir e aprovar uma - 5-10 anos)
- Milhões de firewalls e ACLs em routers teriam que ser atualizados com novas regras para permitir esses blocos.
- Aplicações teriam que ser revisadas para interpretar esses IPs como válidos
- Sistemas operacionais teriam que ser revisados
- Bibliotecas de software teriam que ser revisadas
- Testes e “limpeza” desses blocos (na época do uso do 1.0.0.0/8 se descobriu vários softwares tinham o 1.1.1.1 hardcoded)
- Corrigir todos os bugs antes de colocar os blocos em produção

Digo por mim mesmo: todos os softwares, scripts, firewalls e routers que por ventura eu tenha programado/configurado no passado teriam que ser revisados.
Em suma, tudo teria que ser testado antes para validar. Um esforço similar foi realizado no "Bug do Milênio”.

Como resultado, todos trabalharíamos por vários anos para consumir o resultado do trabalho em poucos meses.
E depois voltaríamos exatamente onde estamos hoje.
Esse foram os motivos que me convenceram a não perder tempo com essa reserva:
- "Era jogar 16 bifes pra uma matilha de 5 lobos famintos"

Meus 2 centavos sobre o assunto.
Abraço
Leandro Bertholdo