[lacnog] Draft: Unicast Use of the Formerly Reserved 127/8

Fernando Frediani fhfrediani en gmail.com
Mie Nov 24 15:10:37 -03 2021

Olá Roger e todos.

Por que aplicar tal censura a uma proposta como essa que tem mérito
técnico ?

Aqueles que não se interessam por ela podem optar simplesmente por não
trabalharem nela nem dedicarem seu tempo para desenvolvê-la, mas matar
ela no início com uma canetada porque para alguns não parece legal, não
é algo nada muito interessante nesse tipo de ambiente onde tantas ideias
controversas já se transformaram em coisas práticas úteis.

O que me chama atenção são as pessoas estarem dando atenção à proposta
do 127/8 e não a outra que para mim faz bem mais sentido que é dar uso
para algo que sempre foi previsto uso que é o 240/4 (Future Use) e como
mencionado existe uma proposta, bem escrita por sinal, pelos mesmos
autores e que merece discussão e quem sabe se encontrar algum meio termo
à respeito que não seja demasiadamente complexo ou custoso.

Já me debrucei bastante sobre este assunto, principalmente sobre dar um
possível uso do 240/4 e consegui compreender que realmente não é
possível dar o mesmo dos restante dos endereços globais IPv4, porém *não
se pode focar apenas nisso* para simplesmente descartar ideia de maneira
tão simples quanto se tem feito todas as vezes que se toca nesse
assunto. Existem alternativas para não deixá-los totalmente
desperdiçados para sempre, por exemplo a *utilização para endereçamento
de backbone*, Internet Exchanges, etc o que liberaria endereços "mais
nobres" para uso globalmente roteáveis. Então opções existem e com um
pouco de discussão se encontra um meio-termo para tentar corrigir, pelo
menos em parte um erro histórico de alguns Network Vendors que fez com
que nada menos do que 16 x /8 ou 268 milhões de endereços fossem jogados
na lata do lixo.

Todas as vezes que tentei discutir esse assunto justamente para se
tentar encontrar algum meio-termo a resposta imediata é que "não vale a
pena - e fim" sem se nenhum esforço de querer entrar muito em detalhes e
também alguns argumentam que o esforço poderia ser utilizado para
implantar IPv6.

Porém nem de longe vejo ambas as coisas como contrarias uma da outra.
*Dar uso à esses endereços desperdiçados na medida do possível não tem
como intenção atrasar a implantação de IPv6*, mas apenas certificar que
esses endereços sejam utilizados para o propósito que sempre tiveram.
Nem me parece razoável pensar que qualquer esforço colocado nessa
atividade seria às custas de não implementar IPv6.
Digo até com muita tranquilidade que se alguns possuem restrições ou
resistências em implantar IPv6 não vai ser com um possível uso do 240/4
vá mudar alguma coisa, portanto *não são atividades que competem entre si*.

Fernando Frediani