[lacnog] Fwd: [ripe-list] The Future of Discussion Lists

Henri Alves de Godoy henri.godoy en fca.unicamp.br
Lun Mayo 29 13:29:37 -03 2023

Até que eu gostaria de reinventar o NNTP como disse o Carlos :-)  , ainda
bem que o Discord já me faz lembrar do passado e satisfazer minha dose de
nostalgia diária.

É uma discussão muito interessante pois estamos vivendo uma transição de
geração. Um conflito entre aqueles que estão chegando agora e nunca ouviram
ou configuraram um POP3 e SMTP e querem tudo imediato no seu App e os que
nasceram antes da Internet e utilizavam na época o e-mail como forma de
interação e comunicação ( me encaixo nessa ).

Acredito que a comunidade RIPE está sendo também renovada com muitos jovens
que querem algo mais "moderno" e que siga as tendências "da moda" e não
querem mais ler e-mails.

Satisfazer essas duas gerações é um constante desafio. Um exemplo, nas
aulas que eu ministro, os alunos não querem mais entregar trabalhos e se
comunicar por e-mail, mesmo eu insistindo. Querem entregar por um meio que
eles vivem e usam diariamente. Quando falo da entrega por e-mail dizem para
eu me atualizar. :-(

As escolas cada vez mais estao deixando de usar e-mails, consequentemente
as crianças, adolescentes e jovens futuramente não vão enviar também.

Acredito que estaremos presenciando um cenário de mudança com relação a
envio de e-mails nos próximos anos.

Abraços !
Henri.