[lacnog] Implementação do IPv6 at CERN

Henri Alves de Godoy henri.godoy en fca.unicamp.br
Vie Jul 26 16:53:49 -03 2024

Entendi o que você quis dizer agora Tomas e sua preocupação.

Bom naturalmente o primeiro passo é ter o AAAA no DNS.  Porém, da mesma
forma de nada adianta se as configurações ainda nos clientes ainda estão em
IPv4. Nunca receberá também.

Algumas ações o Jordi conseguiu explicar muito bem.

Sua indignação de não chegar a 10% do tráfego pode ser porque algumas
aplicações nao tem como padrão o IPv6. Muitas aplicações ainda estão
fazendo o bind em IPv4 apenas.  Bind de aplicações em 127.0.0.1 ao invés de
::1

Um exemplo: Algumas opções com Java Tomcat devem estar:
 -Djava.net.preferIPv4Stack=false e não true (default) e também:
 java.net.preferIPv6Addresses=true e não false (default).

Muitas aplicações em Cloud podem estar em dual-stack porém acontece o mesmo
problema. As aplicações nao estão respondendo por default em IPv6.

Um outro exemplo:  clientes remotos, apps clientes com IPv4 chumbado
(embedded) em muitos códigos, também existem muito, e não adianta habilitar
o IPv6 se o problema muitas vezes está na chamada do programa cliente.

Concordo com Jordi que muitas implementações de IPv6 são realizadas e não
monitoradas. Algumas somente são feitas para atender um edital ou requisito
de contratação e depois é esquecida.

Enfim, são muitos detalhes importantes em cada cenário, universidades,
centros de pesquisas, ISPs.

Abraços !
Henri.