[LACNIC/Politicas] Anúncio de toda a designação de endereçamento IPv6 recebida.

Pedro Torres torres at pop-pr.rnp.br
Mon May 25 10:41:19 BRT 2009

Caros,

Gostaria de propor uma revisão no trecho do Manual de Políticas de
LACNIC, item 4: Políticas para a Alocação e Designação de Endereços
IPv6.
Há um parágrafo do texto na seção 4.5.4 que diz:

pt:
Caso anuncíe a designação no sistema de roteamento interdomínio da
Internet, a organização receptora deverá anunciar um bloco único, que
acrescente toda a designação de endereçamento IPv6 recebida.

es:
En caso de anunciar la asignación en el sistema de rutas inter-dominio
de Internet, la organización receptora deberá anunciar un único
bloque, que agregue toda la asignación de direcciones IPv6 recibida

en:
In case of announcing the assignment on the Internet inter-domain
routing system, the receiving organization shall announce a single
block, aggregating the total IPv6 address assignment received.

A versão do texto em português e espanhol deixa claro que um "bloco
único" que acrescente toda a designação *deve* ser anunciada (na
prática via BGP). Isto não exclui a possibilidade de que um prefixo
menos específico, que agregue todo a alocação, seja anunciado
acompanhado de prefixos mais específicos. Por exemplo, a política
permite o anúncio de um /32 (bloco único) acompanhada, de dois /33 ou
alguns /48. É este mesmo o objetivo desta regra?

A versão em inglês do texto não diz exatamente isso, pois ao invés de
um "must" está sendo usado um "shall". Eu não sei qual o documento
original (inglês, espanhol ou português) e em qual acreditar.

A minha sugestão é que a próxima revisão de política exclua tal
recomendação, que do meu ponto do de vista, é puramente operacional.

Podemos discutir isto esta semana em LACNIC XII?

Abraços,

--
Pedro

PS: 4.5.1.1 também faz referência a "bloco único"/