[LACNIC/Politicas] alquilar o no alquilar - esa es la cuestión

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Oct 18 14:42:41 -03 2022

Então Luciano, se você entende o aluguel como errado não tem que ter
meio termo nem nada a regulamentar nas políticas pois não existe "se" ou
cenário de exceção.

O restante dos pontos que foram citados são questões operacionais e isso
é menos importante do ponto de vista de o que pode ou não de acordo com
as políticas, já que a políticas não regulam questões operacionais. Essa
discussão seria valida em um ambiente onde fosse permitido, mas aqui no
LACNIC não é permitido então pouco importam esses detalhes operacionais.
Isso pode ser uma discussão lá pra lista do LACNOG para quem aluga
blocos de outros RIRs onde ainda é possível.

Temos que conviver com IPv4 e existem opções como transferências dentro
das regras, waiting list ou receber e usar um bloco do upstream enquanto
se aguarda alguma das anteriores..

Outro ponto importante que sempre vejo nessas discussões é: "Se está
sendo feito então temos que passar a aceitar e adequar", que geralmente
é dito por quem é favor dessa prática, mas não temos ideia de quantas
organizações realmente estão indo contra as políticas (intencionalmente
ou não) e mesmo que na hipótese disso acontecer de alguma maneira
significativa é necessário trabalhar para coibir esses usos e nos caso
daqueles que fazem de maneira inadvertidas serem esclarecidos para
deixarem de fazer. É o certo ao invés de acolher o errado e cogitar
transformá-lo no certo.

Não é porque o tráfico de droga sustenta algumas famílias que vamos
trabalhar para legalizá-lo por exemplo. O que é certo é certo e o que é
errado tem que ser combatido e as pessoas que não estão suficientemente
esclarecidas serem portanto.

Fernando Frediani