[lacnog] IPv6 still 5–10 years away from mainstream use

Tomas Lynch tomas.lynch en gmail.com
Vie Jul 23 10:54:50 -03 2021

On Wed, Jul 21, 2021 at 11:31 PM Fernando Frediani <fhfrediani en gmail.com>
wrote:

> Caros Tomas, Henri, Fernando.
>
> Creio que continuar na utopia de deixar a decisão de implantar IPv6
> inteiramente com a boa vontade das pessoas e empresas dado o atual cenário
> que passamos só continuaremos a ter resultados como os que estamos tendo de
> mais e mais problemas relacionados a CGNAT, maiores gastos com equipamentos
> especializados para lidar com esse cenário de excassez, injustiças
> crescentes principalmente para novos entrantes, etc/

No lo creo. Lo que tienen que hacer los técnicos es mostrar con números el
costo, e implicancias legales, de CGNAT frente a implementar IPv6. También
se pueden hacer ofertas para el uso de IPv6: hay empresas que ofrecen VMs
pura IPv6-only y el precio es la mitad que una dual stack.

> [...]
> desejam continuar *participando de um ambiente de interconexão* pois
> prejudica todos os demais. Em analogia é como não se poder mais fumar em
> ambientes fechados.
> Se para existir como sistema autônomo é necessário de adequar a certos
> padrões (como utilizar o protocolo BGP), porque também não pode ser para
> IPv6 ? Quando se fala em obrigar o uso "de um protocolo" existe uma
> diferença muito grande em obrigar alguém a utilizar IPv6 outros coisas como
> HTTPS, RPKI, Emails Encriptados, BCPs, etc. Nesses últimos exemplos o
> prejuízo é apenas da própria organização.

No es lo mismo, para estar conectado a Internet no necesitas tener BGP. Por
supuesto va a depender del tamaño de la red, etc. pero no es un requisite
sine qua non.

> [...]
> sempre pelas melhores práticas técnicas ou teremos que engolir isso em
> breve vindo de burocratas governamentais.
>
> Por fim sobre o caso de IETF continuar utilizando ferramentas que não
> suportam IPv6 como Github e Webex é realmente uma pena. Já tentei levar
> essa discussão por lá mas a resposta mais pragmática possível foi que as
> pessoas só querem fazer o trabalho delas sem ter que lidar com esse tipo de
> "chateação". Me parece que ainda estamos longe de que empresas comecem a
> rejeitar produtos SaaS que não suportem IPv6. Requer um altruísmo grande

Quedarán fuera del mercado y listo.

Tomas