[lacnog] Announcing Windows CLAT Public Preview
Henri Alves de Godoy
henri.godoy en fca.unicamp.br
Mie Jun 10 12:44:05 -03 2026
Oi Douglas,
Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <
fischerdouglas en gmail.com> escreveu:
> Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética
> estagnação no progresso da adoção de IPv6.
>
> "Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."
> "Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".
> Lembram disso?
> Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.
>
> Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no
> Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais
> uns 4 anos.
>
Sim, vai contribuir bastante para que possamos diminuir o uso de IPv4 na
rede e baixar muito o uso. Estou apostando nisso, longe de qualquer maldade
que às vezes brincamos, mas porque realmente queremos uma Internet que
ofereça ao usuário final, alunos, condições de desenvolvimento de
pesquisas, com a melhor experiência e desempenho possível.
> Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.
>
> "Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"
> Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.
> E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?
> E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.
>
Para complementar Douglas, o CLAT automático só é habilitado quando a rede
é sinalizada que tem condições para seguir com IPv6 somente. Portanto, além
do PLAT, temos que sinalizar a Option 108 e PREF 64 via radvd. Esses são
os 3 componentes essenciais.
>
> "Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto assim?"
> Naaaaa! Não acho não!
> Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em
> especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre
> esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.
> E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam
> implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais
> dispositivos que já estão com o CLAT pronto.
>
Eu acredito que desde que os ISPs avancem no sentido de oferecer a sua rede
com condições de ativação do CLAT, como citei acima, podemos ter sim um
grande aumento de tráfego em IPv6, para subir ainda mais que 50% na adoção.
Android, MacOS e iOS, já estão preparados com CLAT há alguns anos.
> Aquele elétron que faltava para a massa crítica.
> Agora meu amigo @Henri Alves de Godoy <henri.godoy en fca.unicamp.br> é a
> hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha
> dupla.
>
Sim, a pilha dupla que foi o incentivo de transição de entrada, vamos dizer
assim, temos que evoluir. Operar uma rede com 2 versões não é o ideal.
Posso citar alguns problemas que estamos tendo em correlacionar os
diferentes tráfegos com relação a auditoria, logs e incidentes. Além do
que, dá a impressão que o trabalho de transição terminou, o que não é
verdade.
Vamos focar nisso também Douglas, e hoje temos condições para finalizar a
transição em breve. Sim, eu sou bem otimista. :-))
Abraços
Henri.
>
>
> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <
> henri.godoy en fca.unicamp.br> escreveu:
>
>> Bom dia a todos ,
>>
>> Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a
>> transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais
>> importantes dos últimos anos.
>>
>>
>> https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046
>>
>> A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que
>> significa isso ? Ahhh muita coisa.
>>
>> Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em
>> redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de
>> conectividade IPv4. Aleluia e Amém !
>>
>> A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais solicitado
>> pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração para IPv6.
>>
>> Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos
>> obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas,
>> acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.
>>
>> Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6
>> bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6
>> como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que
>> imagina.
>>
>> Abraços !
>> --
>>
>> _______________________________________________
>> LACNOG mailing list
>> LACNOG en lacnic.net
>> https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog
>> Cancelar suscripcion: https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog
>>
>
>
> --
> Douglas Fernando Fischer
> Engº de Controle e Automação
>
--
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <https://mail.lacnic.net/pipermail/lacnog/attachments/20260610/6e3c3861/attachment.htm>
Más información sobre la lista de distribución LACNOG