[lacnog] Announcing Windows CLAT Public Preview
Fernando Frediani
fhfrediani en gmail.com
Mie Jun 10 14:49:06 -03 2026
Olá Henri
Obrigado por compartilhar. Sem dúvida um grands avanço.
Porém a primeira coisa que me vem em mente é a necessidade do ISP está com
PLAT bem implementado e não apenas isso mas também sinalizar Option 108 e
PREF 64 na CPE para os clientes na LAN.
Se por um lado dispensana necessidsde de cliente CLAT na CPE ainda é
necessária essa sinalização ali, o que é mais fácil.
Porém entendo que quando esse tráfego - que é transportado dentro de
pacotes IPv6 dentro do backbone do ISP - ainda possa sair em IPv4 para o
mundo externo mesmo onde o destino possuam suporte à IPv6.
Nesse sentido una solução na linha do que eu comentei durante onpainel no
último FTL ainda sim me parece interessante e que sjea capaz de pegar
tráfego que seria originalmente IPv4-only (principalmente de dispositivos
legados), fazer um NAT46 e fazet fluir em IPv6 na internet que tem relação
con aquela draf que o Jordi e Alejandro estão trabalhando juntos.
No final CLAT na CPE ou no host são traduções da mesma maneira e com ganhos
ligeiramente diferentes.
Fetnando Frediani
On Wed, 10 Jun 2026, 12:44 Henri Alves de Godoy, <henri.godoy en fca.unicamp.br>
wrote:
> Oi Douglas,
>
> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 12:08, Douglas Fischer <
> fischerdouglas en gmail.com> escreveu:
>
>> Imagino que muitos tenham ouvido/lido no passado sobre uma hipotética
>> estagnação no progresso da adoção de IPv6.
>>
>> "Vai subir até uns 30-40% e vai parar aí."
>> "Depois que chegar em 40-50% nunca mais vai sair disso".
>> Lembram disso?
>> Não eram exatamente essas as frases, mas algo similar a isso.
>>
>> Bom... Aqui no meu coração... Eu acredito que essa adoção do CLAT no
>> Windows será o gatilho para que o IPv4 passe realmente a ser legado em mais
>> uns 4 anos.
>>
>
> Sim, vai contribuir bastante para que possamos diminuir o uso de IPv4 na
> rede e baixar muito o uso. Estou apostando nisso, longe de qualquer maldade
> que às vezes brincamos, mas porque realmente queremos uma Internet que
> ofereça ao usuário final, alunos, condições de desenvolvimento de
> pesquisas, com a melhor experiência e desempenho possível.
>
>
>> Num nível desnecessário para mais de 90% das pessoas comuns.
>>
>> "Mas Douglas, por que você coloca tanta esperança nisso?"
>> Para o CLAT funcionar, ele precisa do PLAT.
>> E quantos provedores vocês conhecem que tem PLAT implementado?
>> E se não tiver PLAT, o CLAT não entra em funcionamento.
>>
>
> Para complementar Douglas, o CLAT automático só é habilitado quando a rede
> é sinalizada que tem condições para seguir com IPv6 somente. Portanto, além
> do PLAT, temos que sinalizar a Option 108 e PREF 64 via radvd. Esses são
> os 3 componentes essenciais.
>
>
>>
>> "Aaaa Douglas, você acha que o tráfego de Windows tem tanto impacto
>> assim?"
>> Naaaaa! Não acho não!
>> Mas, considerando o perfil comportamental do usuário de Windows, em
>> especial no escopo corporativo, acredito que demandas decorrentes sobre
>> esse PLAT vão bater nos serviços de suporte dos ISPs.
>> E esse movimento vai gerar massa crítica para que PLATs sejam
>> implementados atendendo a demanda de Windows, Android, e todos os demais
>> dispositivos que já estão com o CLAT pronto.
>>
>
> Eu acredito que desde que os ISPs avancem no sentido de oferecer a sua
> rede com condições de ativação do CLAT, como citei acima, podemos ter sim
> um grande aumento de tráfego em IPv6, para subir ainda mais que 50% na
> adoção.
>
> Android, MacOS e iOS, já estão preparados com CLAT há alguns anos.
>
>
>> Aquele elétron que faltava para a massa crítica.
>> Agora meu amigo @Henri Alves de Godoy <henri.godoy en fca.unicamp.br> é a
>> hora que vou começar a bater junto com você sobre não ficar só na pilha
>> dupla.
>>
>
> Sim, a pilha dupla que foi o incentivo de transição de entrada, vamos
> dizer assim, temos que evoluir. Operar uma rede com 2 versões não é o
> ideal. Posso citar alguns problemas que estamos tendo em correlacionar os
> diferentes tráfegos com relação a auditoria, logs e incidentes. Além do
> que, dá a impressão que o trabalho de transição terminou, o que não é
> verdade.
>
> Vamos focar nisso também Douglas, e hoje temos condições para finalizar a
> transição em breve. Sim, eu sou bem otimista. :-))
>
> Abraços
> Henri.
>
>
>>
>>
>> Em qua., 10 de jun. de 2026 às 08:17, Henri Alves de Godoy <
>> henri.godoy en fca.unicamp.br> escreveu:
>>
>>> Bom dia a todos ,
>>>
>>> Estamos nos aproximando de um avanço bastante significativo para a
>>> transição do usuário final para IPv6, algo que considero um dos marcos mais
>>> importantes dos últimos anos.
>>>
>>>
>>> https://techcommunity.microsoft.com/blog/networkingblog/announcing-windows-clat-public-preview/4506046
>>>
>>> A Microsoft anunciou a prévia pública do Windows CLAT. O que
>>> significa isso ? Ahhh muita coisa.
>>>
>>> Na prática, isso permite que aplicações IPv4 continuem funcionando em
>>> redes IPv6-only, reduzindo significativamente a dependência de
>>> conectividade IPv4. Aleluia e Amém !
>>>
>>> A própria Microsoft destaca que o CLAT foi o recurso IPv6 mais
>>> solicitado pela comunidade durante uma pesquisa realizada sobre migração
>>> para IPv6.
>>>
>>> Por muitos anos discutimos que a ausência de CLAT no Windows era um dos
>>> obstáculos para adoção mais ampla de ambientes IPv6 em redes corporativas,
>>> acadêmicas e de acesso. Agora estamos vendo esse cenário mudar.
>>>
>>> Creio que essa é uma mudança que afetará todos nós. Quem já possui IPv6
>>> bem implementado estará em uma posição confortável. Quem ainda trata IPv6
>>> como um projeto futuro poderá sentir a pressão muito mais cedo do que
>>> imagina.
>>>
>>> Abraços !
>>> --
>>>
>>> _______________________________________________
>>> LACNOG mailing list
>>> LACNOG en lacnic.net
>>> https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog
>>> Cancelar suscripcion: https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog
>>>
>>
>>
>> --
>> Douglas Fernando Fischer
>> Engº de Controle e Automação
>>
>
>
> --
>
> _______________________________________________
> LACNOG mailing list
> LACNOG en lacnic.net
> https://mail.lacnic.net/mailman/listinfo/lacnog
> Cancelar suscripcion: https://mail.lacnic.net/mailman/options/lacnog
>
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: <https://mail.lacnic.net/pipermail/lacnog/attachments/20260610/06bc4ebb/attachment-0001.htm>
Más información sobre la lista de distribución LACNOG