[LACNIC/Politicas] Sobre propuesta de transferencia de recursos IPv4 (LAC-2009-04)

Scott Leibrand scottleibrand at gmail.com
Thu May 6 21:31:54 BRT 2010

On Thu 5/6/2010 4:58 PM, Antonio M. Moreiras wrote:

Translations below / Traducción a continuación / Traduções abaixo
> [...]
>
> Aren't the issues raised by LACNIC Staff:
> http://mail.lacnic.net/pipermail/politicas/2009-May/012605.html
> regarding the difficulty in verifying the absence of disputes over a
> particular block (2.3.2.18.4) valid points yet?
>
> I understand this policy as needed to regulate this new "IP market",
> but item 2.3.2.18.3 really seems to encourage it. Is this really the
> best for our region? Wouldn't it be better to foster the voluntary
> return of the blocks, and just accept the market, without actually
> promote it by creating a list of possible interested in buying blocks?

There are a number of different things you can do here.  There are still
discussions ongoing in the ARIN region regarding the degree to which we
want our "transfer listing service" to provide anything other than basic
information as to who is qualified to receive space, and who is the
rightful holder of a block and eligible to transfer it.

> I can't understand the reasoning of 2.3.2.18.6. Could someone please
> explain it? Why someone who transfered IPv4 blocks can't receive any
> resources from LACNIC for 1 year? Supose a network that has IPv4 in
> excess, or that is arbitrarily phasing them out using A+P, for
> example, but that, at the same time, is expanding with IPv6... Why
> deny additional IPv6 blocks? Wouldn't it be better just avoid IPv4
> transfers to them?

I believe that the original intent was only to disallow IPv4 blocks.  I
agree that, to avoid confusion, it'd need to be modified to read "shall
automatically be ineligible to receive IPv4 resource allocations and/or
assignments from LACNIC for a period of one year".  That would then
match what other regions have passed.

> Is there a proposed global policy regulating transfers between RIRs?
> Would it be interesting to think about one? For historical reasons
> there is a lot more "unused IPs" in the ARIN region, than in ours, and
> more supply leads to lower prices.

This has not yet gotten to the level of a formal policy proposal, but is
something I have been discussing with people from the ARIN region and
globally.  If you, or anyone else, is interested in working with me to
develop policy to allow transfers between regions, please let me know.

My current thinking is that this would be more simply done as local
policy, rather than global: each RIR could simply recognize transfers
that meeting the transfer policy requirements of both the sending and
receiving region, and then register the transferred space with a pointer
to the recipient's local RIR.  If that RIR subsequently authorized a
transfer of that space (or some subset of it) to yet another region, the
original region (which still has the pointer from IANA) just needs to be
told about it so they can update their pointers accordingly.

-Scott

Tradução para o Português via Google Translate:
> [...]
> http://mail.lacnic.net/pipermail/politicas/2009-May/012605.html em
> relação a dificuldade em se verificar a ausência de disputas sobre um
> determinado bloco (2.3.2.18.4) não são ainda relevantes?
>
> Entendo essa política como necessária para regular esse novo "mercado
> de IPs", mas o item 2.3.2.18.3 parece realmente incentivá-lo. Isso
> realmente é o melhor para a região? Não seria talvez melhor
> incentivarmos a devolução voluntária dos blocos e simplesmente aceitar
> o mercado, sem realmente fomentá-lo ao criar uma lista de possíveis

Há uma série de coisas diferentes que você pode fazer aqui. Há ainda
discussões em curso na região do ARIN sobre o grau em que queremos que o
nosso "serviço de listagem de transferência" para oferecer algo
diferente do que informações básicas a respeito de quem está qualificado
para receber o espaço, e quem é o legítimo titular de um bloco e
elegíveis para transferi-lo.

> Não entendi a razão do item 2.3.2.18.6. Alguém poderia por favor
> explicá-lo? Por que alguém que transferiu blocos IPv4 não pode receber
> qualquer recurso do LACNIC por 1 ano? E se for uma rede que tem blocos
> IPv4 sobrando, ou está arbitrariamente deixando de usá-los ao fazer
> uso de A+P, por exemplo, mas ao mesmo tempo está se expandindo com
> IPv6? E se precisarem de blocos IPv6 adicionais, por que negar? Não
> seria melhor evitar apenas que receba recursos IPv4?

Eu acredito que a intenção original era apenas para desautorizar blocos
IPv4. Concordo que, para evitar confusão, ele precisaria ser modificada
para ler "serão automaticamente inelegível para receber a alocação de
recursos IPv4 e / ou atribuições de LACNIC durante um período de um
ano". Isso corresponde ao que, em seguida, outras regiões passaram.

> Existe alguma proposta de política global, regulando transferências
> entre RIRs? Não seria interessante pensar nisso? Por razões históricas
> há muito mais sobra na região do ARIN, e mais oferta leva a preços
> mais baixos.

Isso ainda não chegamos ao nível de uma proposta de política formal, mas
é algo que tenho vindo a discutir com as pessoas da região do ARIN e no
mundo. Se você, ou qualquer outra pessoa, está interessado em trabalhar
comigo para desenvolver uma política para permitir que as transferências
entre as regiões, por favor me avise.

Meu pensamento atual é que esta seria mais simples fazer como a política
local, ao invés de global: cada RIR poderia simplesmente reconhecer as
transferências que o cumprimento dos requisitos de transferência de
políticas, tanto do envio e recebimento de região e, em seguida,
registrar o espaço transferida com um ponteiro para a RIR local
destinatário. Se isso RIR posteriormente autorizada a transferência de
que o espaço (ou um subconjunto dele) ainda outra região, a região
original (que ainda tem o ponteiro da IANA) só precisa ser dito sobre
ele, para que possam atualizar seus ponteiros em conformidade.

-Scott

Traducción al español a través de Google Translate:
> [...]
> respecto a la dificultad en el control de la ausencia de conflictos
> sobre un bloque determinado (2.3.2.18 .4) siguen siendo pertinentes?
>
> Yo entiendo esta política como necesaria para regular este nuevo
> "mercado de la propiedad intelectual", pero el punto 2.3.2.18.3
> realmente parece fomentarlo. Esto realmente es lo mejor para la
> región? ¿No sería mejor quizá al estimular el retorno voluntario de
> los bloques y acaba de aceptar el mercado sin llegar a promover la
> creación de una lista de posibles interesados en la compra de bloques?

Hay una serie de cosas diferentes que puedes hacer aquí. Todavía hay
discusiones en curso en la región ARIN sobre el grado en que queremos
que nuestro "servicio de transferencia de lista" para ofrecer algo más
que información básica sobre quién tiene derecho a percibir el espacio,
y quién es el titular legítimo de un bloque y con capacidad para
transferirlo.

> Yo no entendía por qué el tema 2.3.2.18.6. ¿Podría alguien explicarme
> esto? Para alguien que se trasladaron los bloques IPv4 no puede
> recibir ningún recurso LACNIC por 1 año? Y si una red tiene bloques
> IPv4 izquierda o arbitrariamente está dejando su utilización para
> hacer uso de A + P, por ejemplo, pero al mismo tiempo, se está
> expandiendo con IPv6? Y si necesitas bloques adicionales de IPv6, por
> qué negarlo? ¿No sería mejor sólo para evitar la recepción de recursos
> IPv4?

Creo que la intención original era sólo para no permitir bloques IPv4.
Estoy de acuerdo en que, para evitar confusión, se había necesidad de
ser modificado para que diga "serán automáticamente elegibles para
recibir asignaciones de recursos IPv4 y / o asignaciones de LACNIC por
un período de un año". Que a continuación, se correspondería con lo que
otras regiones han pasado.

> ¿Existe una política global propuesta, que regula las transferencias
> entre los RIR? Sería interesante pensar en ello? Por razones
> históricas hay mucho izquierda en la región ARIN, conduce a una mayor
> oferta y precios más bajos.

Mi pensamiento actual es que esto sería más sencillo hacer que la
política local, más que mundial: cada RIR sólo podía reconocer las
transferencias que el cumplimiento de los requisitos de la política de
transferencia de ambos el envío y recepción región, y regístrese en el
espacio transferido con un puntero a la RIR local receptor. Si eso RIR
posteriormente autorizó una transferencia de dicho espacio (o algún
subconjunto de ella) a otra región, la región original (que todavía
tiene el puntero del IANA) sólo necesita que le digan al respecto para
que puedan actualizar sus punteros en consecuencia.

-Scott